Logo E-Commerce Brasil

Consumo consciente e parcelamento inteligente por meio do pix parcelado

Por: Patricia Amaro

Patricia Vilas Bôas Amaro é Chief Financial Officer e tem grande conhecimento em finanças, gestão de capital, fluxo de caixa e produtos (B2B/B2C) e experiência em empresas multinacionais. É formada em Direito com ênfase em direito fiscal e possui MBA em finanças. Atua com liderança de equipes, competências de gestão e mobilidade, integridade e compliance. É membro da comunidade de Gestores Séniores e do programa Talento no BNP Paribas Personal Finance. Atuou no Mash McLennan Group como Controller Executive e foi Head of Finance, regional Latam, no Banco Cetelem (BNP Paribas Personal Finance), além de ter passagens por American Express e Bradesco e na multinacional Deloitte.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Pesquisa Hello Research entrevistou pessoas das cinco regiões do Brasil e revelou que 60% dos entrevistados que utilizam cartão de crédito já atrasaram em algum momento o pagamento da fatura ou pagaram apenas parcialmente o valor da conta do cartão.

O estudo ainda mostra que, desse grupo, mais da metade (71%) ou não sabe ou tem a percepção de que a taxa de juros cobrada pelo cartão de crédito é abaixo do que realmente se vê nas faturas. Atualmente, a média da taxa de juros dos cartões é de quase 14% ao mês, segundo informações do Banco Central do Brasil, chegando a mais de 370% ao ano. Sem saber sobre os custos que incorrem tanto do parcelamento mínimo como do atraso do pagamento da fatura do cartão de crédito, a dívida encarece ainda mais e muitas vezes se torna inviável a sua quitação, devido ao montante de juros acumulados e eventuais cobranças de multas pelos atrasos.

Um dos resultados disso é o endividamento da população. De acordo com um levantamento do Serasa, para 53% dos inadimplentes do país, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida que os brasileiros não conseguem pagar.

Parcelamento sem juros

O Pix parcelado chegou ao mercado como uma nova forma de pagamento e está inserido no setor de Buy Now Pay Later (Compre Agora, Pague Depois), que é uma tendência no Brasil. As fintechs que oferecem esse tipo de serviço têm o intuito de ser “pró-consumidor” e não incentivar o aumento das dívidas dos brasileiros. Como? Impedindo que uma nova compra seja feita antes de o consumidor avançar no pagamento de algumas parcelas com as quais já se comprometeu.

Com o parcelamento inteligente por meio do Pix parcelado sem juros, na primeira compra do consumidor, só é possível que ele realize uma nova compra depois de ter efetuado o pagamento da terceira parcela da primeira aquisição. Já nas compras seguintes será preciso ter concluído o pagamento da segunda parcela para fazer uma nova compra. Dessa forma, o parcelamento inteligente apoia os consumidores a fazerem suas aquisições com parcelas sem juros, ao mesmo tempo em que estimula um consumo consciente.

Vantagens para varejistas

Além de beneficiar consumidores, a chegada do parcelamento inteligente traz vantagens para os lojistas. Isso porque um consumidor sem dívidas e sem a preocupação com juros pode realizar suas compras com mais consciência e tranquilidade.

O estudo do Instituto de Pesquisa Hello Research, o qual citei no início do artigo, constatou que 72% dos entrevistados afirmaram ter alta ou muito alta intenção de uso do parcelamento inteligente através do Pix parcelado em quatro vezes sem juros.

Isso mostra por que os lojistas que oferecem o serviço de Pix parcelado têm um aumento na taxa de conversão de vendas de 25% a 40%. Além disso, já foi constatado que, com o uso dessa forma de pagamento inovadora, há um crescimento de 30% a 50% no ticket médio de e-commerce.

Com benefícios para consumidores e também para varejistas, a tendência é de que clientes cada vez mais procurem pelo Pix parcelado e que e-commerces ofereçam o quanto antes esse serviço e diferencial de venda.