A sabedoria popular afirma que depois da tempestade sempre vem a bonança. É um mantra válido em todo período de crise, pois reafirma a força dos lojistas para superar as adversidades e continuar crescendo em seus segmentos — e ocorre atualmente com a pandemia da Covid-19. É inegável que as incertezas provocadas pela doença impactaram diretamente o varejo. Afinal, teve queda de vendas e de faturamento. Mas desses desafios surgem boas oportunidades de reinvenção e fortalecimento. Por isso, separei cinco dicas essenciais para aproveitar as lições deixadas pela pandemia:
1 – Utilize os dados a seu favor
O primeiro passo é saber utilizar o que a gestão e operação de sua loja tem a oferecer. Dados como quantidade de vendas, fluxo de consumidores no estabelecimento e itens mais procurados podem ser combinados e, a partir daí, entregar inteligência e insights para a tomada de decisão. Enxergar essas possibilidades é vital para sobreviver durante a quarentena e, principalmente, crescer quando a situação se normalizar.
2 – Conheça todos os passos do seu cliente
Os dados analíticos não são úteis apenas para a gestão da loja, mas também para conhecer a fundo os consumidores — tanto os que são ativos quanto os potenciais. Minha dica aqui é ir além das informações básicas do público-alvo, como idade, gênero e localização. O objetivo é decifrar seu comportamento de compra. Identifique produtos que eles desejam, horários com maior propensão ao consumo, meios de pagamento e canais de relacionamento. Dessa forma, fica mais fácil criar estratégias de aproximação e vendas a essas pessoas no futuro.
3 – Pense cada vez mais no omnichannel
A partir do momento em que você conhece todos os passos do seu cliente, está pronto também para pensar no omnichannel. Isto é, no relacionamento entre os canais com seu público consumidor. A pandemia da Covid-19 obrigou à grande maioria dos empresários a adotar meios digitais para vender e disponibilizar seus produtos e serviços — mesmo aqueles que nunca tinham atuado no ambiente digital. Assim, torna-se essencial integrar a atuação da sua marca nos diferentes pontos de compra.
4 – Entregue valor aos consumidores
Em tempos de pandemia, também recomendo a necessidade de entregar valor a seus consumidores em cada contato deles — isso, aliás, será uma norma no futuro. As pessoas já estavam mudando seus hábitos de consumo nos últimos anos, mas a quarentena e o isolamento social acentuaram essa transformação. Hoje, o indivíduo não quer apenas comprar. Ele também quer saber se a marca que ele escolheu oferece as melhores condições, se está preocupada com a sua segurança e com a comunidade.
5 – Inove com novos modelos de negócios
Por fim, o atual momento mostra que a inovação é um elemento cada vez mais importante no dia a dia do varejo. Deixou de existir espaço para achismos na gestão de uma loja. É preciso estar em constante atualização e descobrir as principais tendências do seu segmento. Portanto, não fique parado: busque novas soluções, inove no modelo de negócio e faça parcerias. Assim, quando a pandemia passar e o “novo normal” virar a nossa realidade, o varejo estará pronto e estruturado para os futuros desafios que virão.