O meio de pagamento compre agora, pague depois vem ganhando força entre lojistas e consumidores não só no Brasil, mas no mundo todo. Globalmente, de acordo com a Precedence Research, esse mercado deve alcançar o valor de US$3,3 trilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 43,8%.
No exterior, ele é conhecido como BNPL, do inglês Buy now Pay Later. Entre os consumidores do Reino Unido, por exemplo, é o meio de pagamento online que mais cresce, sendo usado por quatro em cada dez britânicos, como revela a Finder.
Esse fenômeno global é uma alternativa ao cartão de crédito na hora de parcelar compras. No Brasil, existem soluções do tipo que permitem o parcelamento em até 24 vezes a partir de 1,99% de juros mensais. Ou em até cinco vezes sem juros para o consumidor.
Você já está por dentro dessa tendência? Veja como ela pode ajudar o varejo!
O que é compre agora, pague depois?
O compre agora, pague depois é uma solução de crédito direto ao consumidor que atualiza o antigo carnê do varejo para a nova realidade tecnológica. Esse crediário digital permite dizer adeus à papelada envolvida nos pagamentos parcelados. Assim, em lugar dela, entram o boleto online e o Pix.
Por trás dessa alternativa ao cartão de crédito está uma evolução na análise de crédito. As fintechs de BNPL, enquanto trazem mais flexibilidade para o consumidor parcelar as compras, usam tecnologias como a inteligência virtual para analisar de forma mais precisa a situação financeira de cada cliente.
O BNPL pode ser útil aos mais diversos perfis de consumidor, mas três grupos acabam se beneficiando mais desse meio de pagamento:
- Os desbancarizados: são mais de 16 milhões de brasileiros sem conta em banco, segundo o Instituto Locomotiva, o que impede muitas pessoas de aproveitarem o e-commerce. Para parcelar com BNPL, não é necessário ter conta.
- Os consumidores com baixo limite no cartão: neste perfil, temos muitos consumidores ativos, mas que ainda não construíram uma boa avaliação de crédito nas instituições financeiras tradicionais, como os indivíduos da geração Z. Dados da Afterpay mostram que 42% deles não compram sem a opção BNPL.
- Os consumidores de oportunidade ou emergência: certas compras não escolhem hora. É a televisão que estraga, um móvel que precisa ser trocado, uma pequena reforma em casa, roupas para a nova estação… Então, quem acabou já usando o crédito do cartão, nesses momentos precisaria recorrer a empréstimos com juros altos se não fosse o compre agora, pague depois.
Como o crediário digital pode ajudar o varejo?
O BNPL é bom para o consumidor porque permite que ele realize seus sonhos ou satisfaça suas necessidades de consumo. Assim, traz vantagens também para o varejo, entre elas o aumento do ticket médio. De acordo com a Cardify, metade do público adepto desse meio de pagamento revela gastar entre 10% e 40% a mais com ele.
O Brasil ainda enfrenta um período de inflação elevada que reduz o poder de compra do consumidor, forçando-o a procurar melhores preços e condições de pagamento. Então, o varejo pode usar o BNPL como forma de atrair esse consumidor, já que a opção permite parcelar compras em até 24 vezes com juros menores do que o do cartão de crédito, conforme o perfil de cada cliente.
Não à toa, o compre agora, pague depois também é uma das respostas para reduzir o abandono do carrinho no e-commerce.
Além disso, a maior flexibilidade de pagamento do BNPL pode melhorar a experiência do público com a loja. O crediário digital mostra que o lojista está ao lado dos seus clientes, oferecendo soluções diversificadas para que eles possam continuar comprando. Isso é fundamental para a fidelização no varejo neste período de instabilidade econômica.
Como integrar o BNPL no checkout da loja?
O crediário digital pode ser incluído entre os meios de pagamento tanto de lojas virtuais quanto físicas. No caso do PDV físico, a opção está disponível por meio de modelos específicos de máquinas de cartão.
Na loja virtual, a integração é feita via API e vale para toda a jornada multicanal do negócio na internet, com compras começando no site de e-commerce, aplicativo, WhatsApp etc. O BNPL entra em ação na página de checkout, aparecendo como mais uma opção de pagamento na loja.
Seja no varejo online, seja no físico, a análise de crédito é realizada de forma automatizada, totalmente digital e em poucos segundos. A comunicação entre a solução BNPL e o consumidor pode se dar de maneira simples e prática a partir do WhatsApp para coleta de maiores informações, avisos sobre crédito aprovado ou negado e lembretes para o pagamento das mensalidades.
Essa praticidade de integração do “compre agora, pague depois” é uma das razões que explicam o crescimento acelerado de sua adoção pelo varejo. Além, é claro, de todas as outras vantagens que o crediário digital traz.
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