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Como resolver problemas no Varejo de forma inovadora? #2

Da série Startups inovadoras que apresentam soluções e negócios no Brasil que poderiam ajudar o comercio eletrônico e o varejo tradicional a resolver em seus antigos e novos problemas.

Segue mais uma lista de problemas e as respectivas soluções para este setor.

O mais interessante nesses negócios inovadores é que muitos deles são soluções baratas e simples de implementar para qualquer tamanho de varejo, seja ele online ou offline. E que também ajudam e muito o consumidor final e, isso pode fazer uma enorme diferença.

Apresentar o problema e mostrar uma opção de solução, simples assim!!

Negócios & StartUps

Precificação: Um dos grandes problemas no Varejo é ser assertivo quanto ao preço a ser praticado NO momento. Aumentar e diminuir em tempo real,  de acordo com a concorrência, com a demanda e etc.. Foi pensando nisso que a Precifica desenvolveu sua solução no mercado. Um sistema que é capaz de aumentar a margem operacional do varejista em 60%, usando o que eles chamam de Precificação Inteligente e Big Data de forma simples e assertiva. Com o sistema é possível realizar coletas e análises de dados, fornecendo atalhos e parâmetros para visualizar insights diferenciados e abastecer a solução de precificação com bastante precisão. (www.precifica.com.br)

Encontrabilidade Específica: Muitos e-commerces tem ótimos produtos nichados, mas são desconhecidos da grande maioria por não ter audiência em seus canais de vendas, grandes e-commerces tem audiência, mas tem muitos produtos e competem entre si na busca pelo cliente. A StartUp Influentio desenvolveu uma catalogação de produtos através de uma API que com seu algoritmo, é possível entregar ao consumidor o resultado mais acurado de uma busca genérica ou específica. Para o Varejista OnLine a Influentio disponibiliza um DashBoard para acompanhamento dos produtos procurados, produtos que geram mais conteúdo espontâneo e quais são os canais sociais; Para o consumidor a Influentio vai concentrar em um único lugar e entregar uma busca  mais assertiva na procura de um “vestido longo de renda com lacinhos na cor preta para festa de formatura” por exemplo.  (www.influentio.com)

Convênios:  Fazer parcerias com grandes associações e sindicatos é um caminho que muitos Varejos procuram para vendas diretas, mas tem dificuldade de controlar as especificações e solicitações de cada entidade . A StartUp Dynamus, desenvolveu um sistema que intermedia e controla tudo, desde a busca, a necessidade, o desconto, a intenção de compra até o controle da venda. Na verdade a Dynamus é um Clube de Vantagens o que todo varejista sonha, uma carteira de mais de 90 grandes associações e convênios no Brasil agregando mais de 125.000 associados ativos como: Magistrados, Promotores, Defensores, Juízes Federais, Procuradores, Auditores Fiscais, Engenheiros, entre outros. São consumidores em potencial que além promover isso, ainda gerenciam e controlam todas essas compras. Aproximar quem quer comprar com quer precisa vender, é a solução do Clube Dynamus.  (www.dynamusconsultoria.com.br)

Divulgação Ofertas: Até bem pouco tempo atrás, o poder da comunicação estava nas mãos apenas das mídias de massa tradicionais (TV, rádio, revistas, jornais, etc.) com custos elevados.  Porém, nesta Era Digital, o marketing e as vendas se beneficiaram com canais sociais alternativos, mas por outro lado, precisam ser mais assertivas, se relacionar com esses clientes e impactá-los de uma maneira melhor e mais rápida, esse é o caminho.  Para isso, diversas soluções de ofertas automáticas estão sendo criadas, uma delas é a SmartPanda, O objetivo é aliar o mundo online dos smartphones ao mundo offline dos pontos de venda. A StartUp SmartPanda desenvolveu uma plataforma integrada que tem uma interface web onde o lojista cadastra seus produtos, serviços e ofertas. O consumidores através de uma App instalado em seus smartphones, são impactados por geolocalização, recebendo essas informações de acordo com cada perfil de consumo. Essas informações ou promoções podem também serem curtidas e compartilhadas nas redes sociais. (www.smartpanda.com.br)

Conhecer os clientes: As mídias sociais revolucionaram a maneira com as pessoas se conectam, interagem, compartilham informações e fazem negócios. As marcas não são mais o que dizem que é e sim os que seus clientes dizem que ela é. Com isso, fica cada vez mais importante encontrar e conhecer seus clientes que estão conectados nestas Redes. A Startup Socialise desenvolveu uma solução de CRM e BI que  trabalha com as informações públicas de hábitos e perfil demográfico dos fans e seguidores da marca, coletados diretamente das redes sociais.  A plataforma minera uma segmentação completa dos clientes e concorrentes mantendo um rico banco de dados por Trabalho, Educação, Gênero, Idade, contatos e rica segmentação de Hábitos (curtir), como Programas de televisão, Músicas, Carros, Interesses, Produtos de consumo e uma infinidade de outras categorias. Além claro, de um mecanismo capaz de detectar o perfil de consumo e quais os produtos são mais indicados para cada cliente e grupos de clientes, por meio de suas características sociais e hábitos. Já imaginou possuir todas as informações pessoais de sua base de fans e seguidores, antecipando tendências de mercado, consumo e realizar campanhas extremamente segmentadas? É Isso que a Socialise se propõe a fazer. (socialcrm.com.br)

Vamos a cada semana trazer 5 novas soluções aqui nesta coluna.

Como disse no primeiro  artigo desta série, estou aberto a receber informações de novas soluções para problemas no Varejo. De qualquer forma, agradeço antecipadamente os e-mails e mensagens, ao mesmo tempo relato que fiquei realmente impressionado com a quantidade de ótimos produtos que estão sendo desenvolvidos no Brasil para atender a este segmento específico de mercado. Parabéns pelo foco amigos Empreendedores.

Para o AlVo e Avante!!

@Joaokepler