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Como receber pagamentos online? 4 dicas fundamentais

Por: Mariana Cremonesi

Redatora especialista em pagamentos na Vindi. Formada em Publicidade e Propaganda, e trabalha com produção de conteúdo há 10 anos.

Não é de hoje que vemos o mundo digital crescer. O segmento de e-commerce é a maior prova disso, o número de lojas online e o faturamento desse setor crescem ano após ano. Segundo dados da Compre e Confie, em 2019, o e-commerce brasileiro faturou R$ 75 bilhões. O valor é alto, mas, mesmo com tanto dinheiro circulando, alguns lojistas ainda se perguntam como receber pagamentos online de forma segura e prática. 

Por isso, separei 4 dicas fundamentais sobre pagamentos e cobranças para quem está começando sua loja online agora ou para quem já tem um e-commerce. 

1. Ofereça diversas formas de pagamento

Tenho certeza que, assim como eu, você já passou pela experiência de querer comprar algum produto ou serviço e a loja não aceitar a forma de pagamento que você tinha disponível no momento. 

Isso é muito frustrante para o consumidor e pode render uma alta taxa de abandono de carrinho (TAC). Para que essas vendas se concretizem, seu e-commerce deve oferecer o maior número de formas de pagamento possível. Conheça aqui outras formas de pagamento online disponíveis no mercado.

Cartão de crédito

Um dos métodos mais escolhidos pelos clientes para fazer compras online é o cartão de crédito, principalmente quando falamos sobre compras parceladas ou serviços recorrentes. 

Para aceitá-lo em sua loja online, você precisa contar com um gateway que realize a intermediação do pagamento.Ou seja, uma tecnologia que vai captar os dados do cartão do comprador e “conversar” com o banco e operadora para que o pagamento seja realizado. Tudo isso em segundos e de forma segura. Uma espécie de maquininha, só que online.

Além de disponibilizar o pagamento via cartão de crédito, é preciso lembrar que existem diversas bandeiras: Visa, Mastercard, Amex e por aí vai. Quanto mais bandeiras a sua loja aceitar, mais chances de conversão de venda você terá.

Boleto bancário

Apesar do cartão de crédito ser uma forma muito utilizada, sabemos que há muitos brasileiros com restrição no nome e os desbancarizados já somam 45 milhões, mas que realizam compras online.

Por isso, disponibilizar a opção do boleto bancário para compras no seu e-commerce também é importante. A diferença para o cartão é que a aprovação do pagamento pode demorar alguns dias. Já no cartão de crédito, a transação é concluída em apenas alguns segundos.

Mas, essa opção permite que o comprador possa realizar o pagamento do boleto via internet banking, caixa eletrônico, lotéricas e bancos, dando mais liberdade para o cliente escolher.

2. Tenha um antifraude

Os crimes cibernéticos são cada vez mais comuns, principalmente, em lojas online. Por isso,  contar com a proteção de um antifraude diminui e muito os riscos do seu e-commerce ser alvo de golpes. 

Como essa proteção funciona?

O antifraude faz o mapeamento e a análise do comprador, desde IP, geolocalização, proxy e muitas outras. Tudo isso, através de uma inteligência artificial, em poucos segundos. 

Após a análise, é informado se a compra pode ser aprovada ou não. Quando um pedido é considerado suspeito, ele é recusado e enviado para análise.

3. Tenha um checkout transparente

Uma das páginas mais importantes de um e-commerce é a de pagamento. Não adianta ter um site muito bem estruturado, se a sua página de checkout não transmitir segurança e confiabilidade para o comprador.

Além de proteção, a página precisa ser prática, muitos campos para preencher acabam frustrando o consumidor. Portanto, exija apenas o necessário para que a transação seja realizada em segurança.

Evite redirecionar o cliente para fora do seu site para que ele realize o pagamento. Para isso, é importante que você tenha uma página checkout personalizada com logo e nome da empresa. Dessa forma, fica muito mais fácil o seu cliente finalizar a compra com total segurança e, possivelmente, se tornar um cliente fiel. 

4. Integre tudo em uma única plataforma

Você já sabe que precisa disponibilizar diversas opções de pagamento e sabe que precisa contar com um antifraude. Mas, como receber pagamentos online e ainda conciliar tudo isso? 

É importante centralizar tudo em um único lugar. Emissão de notas fiscais, gerenciamento de inadimplentes, emissão de boletos automatizados e segurança para receber via cartão de crédito. 

O ideal é contratar uma plataforma para gerenciar os recebíveis do seu e-commerce, onde o seu financeiro possa acompanhar a taxa de inadimplentes e usar ferramentas que possibilitem uma redução da mesma.

Além disso, é fundamental ter uma ferramenta que permita que você tenha visibilidade das faturas pagas através de relatórios, que faça a intermediação dos pagamentos de forma totalmente segura, integre com emissor de notas fiscais e muito mais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como receber pagamentos online, já pode começar a vender na internet com mais segurança para você e para o seu cliente.