Seis em cada dez consumidores se preparam para a Black Friday, entram em listas VIP, baixam os aplicativos das lojas, e uma parcela de 27% já começa a fazer pesquisas de preço com três meses de antecedência. Com esse cenário divulgado pelo Panorama de Consumo – Black Friday 2024 (Globo), fica mais do que evidente que você, como gestor de e-commerce e logística, deve se antecipar à demanda de mercado para organizar os preparativos da data mais importante do segundo semestre.
Neste período pré Black Friday em que estamos, é bem comum ouvir as marcas falando em planejamento de campanha, definindo quais produtos serão promocionados, quais serão as estratégias de marketing. Só que é nesse mesmo ponto que digo que a logística deve ser preparada para que você venda mais e consiga executar todas as entregas da data.
Afinal, de nada adianta fazer uma Black Friday que vai vender horrores se os pedidos vão se acumular no centro de distribuição e, consequentemente, vão chegar com atraso na casa do cliente final. Os consumidores de hoje estão acostumados a receber seus pedidos em um prazo curto, então, se não receberem, a campanha feita para atrair clientes vai toda por água abaixo.
Pensando em tudo isso, este artigo vai guiar você nessa gestão de logística pré-Black Friday. Continue a leitura e acompanhe algumas situações práticas que eu já vivenciei nas outras edições dessa data sazonal, e que vão ajudar você a fazer da Black Friday 2024 a melhor da sua história.
Prepare e abasteça seu estoque com o uso de IA
A Black Friday é o período de maior fluxo de vendas para a grande maioria dos e-commerces. Com toda essa demanda, é essencial analisar os produtos que já estão disponíveis em estoque e os que precisam ser adicionados, para que eles sejam suficientes para atender aos pedidos de Black Friday.
Nesse ponto, a inteligência artificial e uma boa gestão de dados podem ser verdadeiras cartas na manga. Isso porque essas duas estratégias, em conjunto com um painel de Business Analytics, vão trazer uma previsibilidade muito maior do que vai vender na data sazonal, indicando também a recomendação de abastecimento ideal. Com isso, você terá um estoque na medida certa, sem rupturas ou excessos, tornando sua operação logística mais eficiente e otimizada.
Identifique a demanda e contrate time adicional
Se o Google já divulgou que 62% dos consumidores manifestaram desejo de compra na Black Friday 2024, espera-se que a demanda seja bem alta nesta edição. Então, está mais do que na hora de identificar se o seu quadro de funcionários vai suprir todo esse aumento de vendas online.
Com os clientes que atendo atualmente, é feito um levantamento do forecast de vendas para a Black Friday três meses antes. Assim, é possível identificar se o time de logística vai dar conta da demanda, ou se será necessário contratar mão de obra adicional. Esse planejamento permite que essa equipe extra seja treinada para que, quando a data chegar, a produtividade esteja garantida e o fluxo logístico seja executado sem imprevistos.
Tenha uma estrutura que garanta entregas rápidas e mais baratas
De acordo com o Panorama do Consumo da Globo, que citei no início deste artigo, descontos mais altos e a percepção de vantagens, como frete grátis e entrega rápida, são pontos que ajudam no convencimento do consumidor e motivam a decisão de compra. Nesse cenário, é indispensável ter uma infraestrutura de armazenamento e entregas que garantam a excelência da operação logística.
Aqui, a localização estratégica dos centros de distribuição, próximos dos grandes centros de consumo e em estados que possuem benefícios fiscais e tributários, é um dos caminhos para otimizar a gestão de fretes. Essa dinâmica pode ser alcançada com um parceiro logístico terceirizado.
Assim, o acesso a transportadoras homologadas, em um contrato guarda-chuva pode ser realizada em parceira com empresas especializadas. A variedade de transportadoras também permite que os pedidos sejam remanejados estrategicamente, caso alguma delas não consiga executar a entrega. Com tal parceria, também não há limitação de espaço de armazenamento, e o SLA de preparação dos pedidos não fica prejudicado, o que garante a agilidade necessária em picos sazonais.
Outra estratégia importantíssima, visto que o frete ajuda no aumento da taxa de conversão, é apostar nas modalidades de entrega no mesmo dia e no dia seguinte (same day e next day delivery). Isso faz com que o consumidor tenha o poder de escolher entre uma entrega mais rápida ou mais barata. Esse recurso logístico contribui com a experiência de compra, sendo fundamental para o bom relacionamento entre a marca e o consumidor final. Veja, se as ofertas na Black Friday são muito semelhantes, é na experiência que uma marca se destaca da outra e conquista clientes mais fieis.
Não se esqueça do pós-venda
Não se engane: com o planejamento pré-Black Friday feito, também é primordial olhar para o pós-venda. É natural que os clientes comprem no impulso no dia 29 de novembro, ou durante as campanhas de semana ou mês da Black Friday. Por isso, você precisa ter uma logística reversa a postos para atuar na sequência da data mais vendável do ano.
Ter um processo de trocas e devoluções automatizadas, no qual o próprio cliente pode fazer o pedido através do site ou aplicativo, é uma das alternativas que otimizam essa etapa e contribuem com o ganho de margem e eficiência. Já para executar a logística reversa, é possível virar o time temporário para essa operação, já que o fluxo de trocas normalmente aumenta no pós-Black Friday.
Com um planejamento logístico muito bem executado para o ciclo completo da Black Friday, antes, durante e após, suas estratégias de vendas estarão muito mais bem estruturadas para a sua marca caminhar rumo ao sucesso. E lembre-se: cada detalhe fará a diferença para que a operação vá além da oferta. Faça da logística a ferramenta fundamental da sua campanha e veja os ganhos em experiência atingirem números tão satisfatórios quanto a demanda da Black Friday.