O futuro está aqui, e o futuro é inteligência artificial. Saiba como a IA (Inteligência Artificial) no comércio eletrônico está reinventando a experiência de compra online. Mas como podemos usar inteligência artificial na prática?
Além das recomendações de produtos, a inteligência artificial do setor de comércio eletrônico está sendo utilizada pelos varejistas online para fornecer serviços de chatbot, analisar comentários de clientes e fornecer serviços personalizados aos compradores online.
De fato, um estudo da Ubisend de 2019 descobriu que 1 em cada 5 consumidores estão dispostos a comprar bens ou serviços de um chatbot, enquanto 40% dos compradores online estão procurando ótimas ofertas e promoções de chatbots.
Os compradores esperam um alto nível de experiência do usuário. A IA pode influenciá-los aprimorando essa experiência. Ela ajuda você a criar um site totalmente novo ou adicionar widgets inteligentes ao seu site existente.
Entender o que cada consumidor faz dentro da loja é uma experiência possível graças a IA. A loja se transforma em exclusiva para cada cliente. Por exemplo, identifica que o cliente está pesquisando tênis de corrida feminino, além de
oferecer/mostrar tênis de corrida feminino, serão mostrados shorts de corrida, meias, camisetas.
A chegada de um usuário a uma página sem uma boa experiência consumiria os reais de marketing com uma baixa conversão. Para compreender alguns conceitos:
As soluções de IA são mais fáceis de usar e aplicar aos seus negócios de comércio eletrônico do que nunca. Vamos dissipar os mitos em torno da inteligência artificial para descobrir como essa ferramenta pode beneficiar seus negócios.
Algumas aplicações práticas
Mecanismos de recomendação: Os mecanismos de recomendação usam dados do cliente, comportamento de compra e preferências de marca para recomendar produtos. As recomendações usam dados do seu perfil, histórico de exibição e outros dados pessoais. As recomendações para comércio eletrônico incluem: produtos correspondentes, produtos que se reúnem e produtos agrupados.
Criar pesquisa centrada no cliente: como compradora, posso dizer-lhe que, se eu tentar comprar online e fizer uma pesquisa e não gostar dos resultados que vejo, vou embora. Eu não sou a única. Os usuários frequentemente abandonam as experiências de comércio eletrônico porque os resultados da pesquisa exibidos são irrelevantes. A inteligência artificial ajuda a restringir os resultados da pesquisa para encontrar os resultados mais relevantes.
Chatbots: A IA no comércio eletrônico não pode ser discutida sem se referir aos chatbots. Essas caixas de bate-papo na página inicial de sites de comércio eletrônico e aplicativos móveis são computadores baseados em IA que são programados para se comunicar com os clientes de maneira personalizada.
Diminuir o abandono do carrinho: A IA agora ajuda a converter clientes que abandonam carrinhos. Esses clientes estavam a alguns cliques de concluir uma compra. Ao analisar os dados do cliente, os e-mails automatizados são enviados com conteúdo personalizado para ajudar na venda.
Pesquisa por voz e imagem:A pesquisa por voz também está se tornando popular. A IA analisa pesquisas de voz para descobrir o que o cliente está solicitando. Cada vez mais lares estão equipando assistentes ativados por voz sem telas. Para alcançar esses clientes, as lojas de comércio eletrônico terão que incorporar a pesquisa por voz.
As tecnologias de IA estão aumentando as vendas de comércio eletrônico, aprimorando a experiência de serviço para os usuários e expandindo a escala de produção para criar valor industrial e novas oportunidades de negócios. Uma convergência entre comércio eletrônico e IA é um ajuste natural.