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Como pequenas e médias empresas podem competir com os grandes players no e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Todo pequeno empreendedor sabe que sua concorrência não se limita a outras pequenas empresas. Existem marcas gigantes representadas em cidades e bairros em todo o país, o que significa que você compete com outras lojas locais, além das corporações com grandes orçamentos de marketing e reconhecimento de nome ainda maior.

Muitos novos empreendedores de comércio eletrônico perguntam como podem entrar em mercados saturados e ainda ser competitivos.

No final das contas, por meio da tecnologia, todos podem ser locais, todos podem ser internacionais – portanto, não há tanta divisão. Essa é uma via de mão dupla.

Muitos novos empreendedores de comércio eletrônico perguntam como podem entrar em mercados saturados e ainda ser competitivos. Há alguma chance? É difícil ser um peixe pequeno em um mar de tubarões de e-commerce de grandes empresas. Mas, na verdade, você tem a vantagem. Vou lhe mostrar.

Estabeleça uma presença digital sólida para sua pequena empresa

Com a invenção e a expansão da internet e a explosão no desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nossa vida cotidiana mudou. Hoje, não precisamos sair de casa para trabalhar, estudar, nos comunicar e até fazer compras.

Com o marketing digital, é mais fácil do que nunca para as pequenas empresas criar uma presença de grandes dimensões. Divulgar seu nome costumava envolver publicidade tradicional cara. Hoje, porém, existem muitas maneiras gratuitas ou de baixo custo para obter mais clientes.

Conectar-se e ficar online é apenas o começo. Para que as pequenas e médias empresas tenham sucesso online, ainda existem grandes desafios que precisam ser enfrentados – nem todos eles digitais.

Forneça suporte de qualidade ao cliente online

Seus clientes precisam saber que podem tirar dúvidas e receber assistência após o horário normal de trabalho. Você precisa facilitar o contato deles com sua empresa por e-mail, bate-papo ou telefone. A maneira de contatá-los deve ser altamente visível.

Especialize-se em um nicho

Ao se concentrar em um nicho específico, as pequenas e médias empresas podem oferecer aos clientes um conjunto único de produtos e serviços que os grandes players podem não oferecer. Isso pode atrair consumidores que procuram por algo específico.

Você pode se diferenciar

Só porque você é o cara novo entre os veteranos não significa necessariamente que você não pode prosperar. Uma das vantagens que as pequenas empresas têm em relação às maiores e mais desenvolvidas é a capacidade de personalizar e diversificar a marca e a estratégia de mercado com bastante facilidade.

Tenha um website bem projetado

O design do website pode ser um fator importante na experiência do usuário. Um site bem projetado, com uma navegação fácil e intuitiva, imagens de alta qualidade e descrições detalhadas dos produtos, pode ajudar a impressionar os clientes.

Você pode usar ferramentas feitas para o sucesso de pequenas empresas

É um desafio começar e construir um nome estabelecido para si mesmo. Felizmente, você não precisa perder a cabeça pensando em maneiras de se destacar em seu mercado: existem muitas ferramentas para ajudá-lo a crescer.

Você é pequeno, mas poderoso

Você tem seus pontos fortes, mostre-os!

Por meio do uso de ferramentas de crescimento existentes, bem como da determinação de seu nicho e do design de campanhas de marketing e ofertas de produtos inovadoras, sua pequena empresa atenderá a todos os requisitos para competir com grandes empresas de comércio eletrônico em seu mercado.

Agilidade e flexibilidade

As PMEs são geralmente mais ágeis e flexíveis do que as grandes empresas, o que significa que podem adaptar-se mais rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes. Elas podem tomar decisões de negócios mais rápidas e implementá-las rapidamente, o que lhes dá uma vantagem competitiva.

O problema com o e-commerce é que a alegria da experiência do consumidor, o crescimento extraordinário da receita e a participação de mercado ainda não são atendidos, na sua maioria, por fortes fundamentos de negócios.