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Como os varejistas devem agir para não perderem boas compras?

Muitas vezes surge a dúvida: como se beneficiar das vantagens do e-commerce e sobreviver a um mercado tão competitivo livre de aflições concernentes à fraude e continuar vendendo sem preocupações?

É a questão que perturba grande maioria dos lojistas virtuais, que se preocupam em evitar a fraude ao máximo, muitas vezes negando a boa compra. E negar a boa compra significa a perda da venda, perda do investimento em marketing, perda da boa imagem da sua empresa e o mais grave de tudo: a perda do cliente. Quando um pedido bom é negado, o cliente pode ficar insatisfeito com a loja e nunca mais voltar a fazer compras lá.

Por isso, é importante usar um serviço de gestão de risco assertivo. Quando optar por um fornecedor ou, ainda que vá tentar fazer internamente, escolha por quem possua inteligência artificial altamente assertiva. Quanto mais difícil for separar automaticamente o bom do mau cliente, maior será a demora e cancelamentos existirão. Se você é um lojista pequeno, compartilhe a base, do contrário, não terá jamais capacidade de gerar modelos assertivos.

O processo de gestão de risco da ClearSale funciona da seguinte forma: recebe-se o pedido através da plataforma tecnológica, que aplica o modelo estatístico responsável por verificar a possibilidade de aprová-lo automaticamente ou não. Caso a abordagem estatística permita a aprovação automática, a venda é liberada instantaneamente. Quando a análise estatística é insuficiente, o pedido avança para uma etapa de análise manual, através de pessoas qualificadas e treinadas na gestão de risco. Esse procedimento implica em um SLA de 80% dos pedidos liberados em até 200 minutos.

Com uma boa gestão de risco, o lojista se vê livre de preocupações com a fraude e conquista a liberdade que o e-commerce precisa para vender, com rapidez, agilidade e principalmente segurança. Assim, ele pode se dedicar mais em investir na própria marca, no marketing, logística e nas suas vendas, afinal, vender mais é um dos principais focos dos varejistas.

Depois de ter falado sobre gestão de risco de fraude, que é um dos itens mais importantes do negócio online, aí vão algumas dicas para os donos de e-commerce continuarem aumentando suas vendas:

Não crie empecilhos para a concretização da venda. Cada passo a mais na hora da compra significa mais cancelamentos. A imensa maioria dos clientes é boa e não deve se desgastar com burocracia para a finalização da compra.

Cuide do cancelamento. Tão importante quanto monitorar o índice de fraudes é monitorar os cancelamentos e reprovações. O extremo “basta não vender que não haverá fraudes” não é o mais adequado. Com o serviço adequado é fácil controlar a fraude sem precisar cancelar as vendas.

Entregue rápido. A avaliação das vendas é um gargalo para a entrega do produto ou serviço. Agilidade é o segundo maior valor do internauta. Entregue rápido, ainda que em momentos de alto volume de vendas.