Omnichannel é realidade
Uma pesquisa divulgada pela tradicional Revista Forbes mostrou que, no Reino Unido, o omnichannel já não é mais apenas uma tendência:- 72% já utilizaram um serviço de click & collect (pontos de retirada);
- 49% recorreram mais a ele do que o faziam há um ano;
- 21% fazem isso em pelo menos metade de suas compras;
- 28% comprariam em outro varejista, se o click & collect não estivesse disponível;
- 17% não realizariam a compra nesses casos;
- 75% optam pelos pontos de retirada pela conveniência;
- 74% elogiam a forma de entrega gratuita por suas compras;
- 65% dos consumidores fazem compras adicionais nos pontos de retirada.
Consumidor mais confiante
Aliado a esse cenário, ainda temos a perspectiva de crescimento econômico do Brasil que está acima de 2% em 2020 e tende a deixar o consumidor mais confiante para consumir cada vez mais em todo o país. Dessa forma, o omnichannel funciona como uma excelente estratégia para alavancar as vendas. Lembrando que um dos pontos fundamentais para sua implementação é investir num bom plano de logística. Nesse processo, o vendedor precisa saber, por exemplo, se o produto será retirado na loja física ou virtual e como está o estoque no centro de distribuição mais próximo para oferecer a melhor solução de entrega para o cliente. Todo essa ação pode ser facilitada com um sistema automatizado de integração de dados, que permite ao lojista a visualização geral da gestão de estoque, facilitando na logística. Os dados também incluem as informações do perfil do cliente, possibilitando ao lojista como melhorar ainda mais a experiência desse consumidor, com ações comerciais e de marketing. Ter as informações do cliente na palma da mão possibilita, por exemplo, por meio de aplicativo da loja no celular, avisá-lo sobre as principais promoções quando ele estiver na sua loja física. O sistema ainda pode mostrar a localização dos produtos nas prateleiras para facilitar que o cliente encontre o que deseja.Conclusão
A técnica omnichannel também passa pela transformação do modelo de gestão de vendas. Um exemplo é o funcionário ganhar pelas vendas das lojas física e virtual. O conceito de comissão apenas com as vendas nas lojas físicas não combina com essa tendência. Com o omnichannel, podemos perceber que a mentalidade colaborativa, na qual uma pessoa depende da outra para vender, também vale para os canais de vendas. Afinal, independente do canal que o consumidor utilizar, ele vai interagir com a mesma loja no site, no aplicativo, no telefone, no shopping, na rua. Um canal deve colaborar com o outro para oferecer uma boa experiência, visando o sucesso das vendas e o fortalecimento da marca. Leia também: Figital: como engajar consumidor que ‘pesquisa, mas só compra no físico?’Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
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