
- Transparência ou Experiência de uso: A principal vantagem das vendas por marketplace é potencializar as relações entre vendedores e compradores. Por isso é preciso evitar qualquer obstáculo ou ruído que atrapalhe esse processo, como por exemplo o redirecionamento de página na hora do checkout. Ao deixar parte do fluxo de fora da experiência no site, deixando a negociação, o pagamento, ou o pós-venda, para ser realizado em outro ambiente, muitas vezes até presencialmente, o Marketplace está deixando de fornecer uma parte importante do serviço e com isso está perdendo valor. Um outro ponto importante é que nos casos em que a transação (pagamento) ocorre fora do ambiente o Marketplace não têm acesso às reais vendas realizados no seu ambiente e pode inclusive ser impossibilitado de cobrar as suas taxas de serviço, limitando-se a funcionar como uma plataforma de anúncios.
- Confiança e segurança: O momento do pagamento, transferência de valores após ou antes da prestação do serviço ou entrega da mercadoria, pode e deve ser utilizado para aumentar a credibilidade dos Marketplaces. Neste momento é possível, por meio do uso de terceiros ou intermediadores, passar uma segurança adicional aos usuários do Marketplace. Um exemplo são os programas de proteção em que o valor somente é liberado para o vendedor/prestador de serviço após o aceite do comprador ou programas em que existe um prazo para que o comprador possa cancelar o pagamento caso o serviço não tenha sido prestado conforme combinado.
- Gerenciando conflitos e problemas na relação comercial: Por causa desta complexa relação comercial, o marketplace deve estar pronto para enfrentar eventuais conflitos e desacordos entre vendedores e compradores. Fornecer meios para verificar se determinado vendedor ou prestador de serviços cumpriram com o que foi acordado, além de meios para que esses conflitos sejam resolvidos.