Logo E-Commerce Brasil

Como evidenciar ações sociais e ambientais no e-commerce e os impactos positivos no ESG

Por: Thais Gonçalves Teixeira

Customer Success Manager na web.art group

Já atuou como Agente de Pesquisas e Mapeamento no IBGE, com Pesquisas de Mercado por encomenda e também no Instituto Datafolha em alguns trabalhos. Apaixonada por pesquisas, pessoas e inovação, hoje atua no e-commerce na área de Sucesso do Cliente e acredita na transformação dos resultados através dos dados, e anseia contribuir para os clientes através das análises para melhoria de resultados.

Atualmente, quando falamos em ações sociais, ambientais e sobre Environmental (Meio ambiente), Social, Governance (Governança) – ESG -, estamos entrando em um dos principais tópicos do momento e em um dos termos mais procurados no meio empresarial em 2022.

Saiba mais sobre o ESG e os impactos desse plano para o seu negócio.

Esses temas fazem com que marcas e grandes grupos de empresários busquem se adequar para que o seu escopo esteja em conformidade com um dos principais fatores que influenciam no fechamento das compras de produtos, principalmente pelas novas gerações.

Mas qual o verdadeiro significado dessa sigla e como trazer essa visão para o comércio digital?

A sigla ESG atinge e pode ser evidenciada dentro do seu e-commerce, mas, como toda a cadeia produtiva existente, precisa estar envolvida nas ações que derivam dela mesma.

Com isso, é preciso compreender qual a melhor forma de impactar o cliente final positivamente para que a decisão de compra seja tomada com clareza. Além disso, é necessário entender o compromisso de uma determinada marca de levar melhores contribuições para a sociedade.

Dessa forma, vamos destrinchar a sigla, entendendo o significado de cada uma de suas letras.

Significado do ‘’E’’

O “E”, de Environmental ou Ambiental, é a primeira letra da sigla e aborda a temática da preservação do meio ambiente no processo de produção dos artigos comercializados, e na participação de projetos que tenham o mesmo viés de atingir esse objetivo (para os casos de empresas que sejam de realização de serviços).

Porém, isso envolve a eficiência de seus processos, visando cada vez menos à emissão de gases poluentes, à geração de resíduos não recicláveis, à eficiência energética na fabricação dos itens, entre outros pontos.

Portanto, como não é uma tarefa fácil, esse processo, quando bem realizado e posicionado internamente, precisa ser levado ao conhecimento de seus consumidores. Mas qual a melhor forma de divulgar isso em seu e-commerce?

Produtos que são produzidos de forma sustentável merecem ganhar um espaço diferente na sua loja virtual. Hoje, muitas lojas aproveitam as vitrines para evidenciarem qual o propósito daquela coleção específica e quais foram os processos realizados para que ela levasse essa etiqueta.

Aqui, vale destacar, através de uma landing page específica, banners e selos nos produtos, quais deles são sustentáveis. O mesmo vale para aqueles que são prestadores de serviços, trazendo uma categoria especial como “conheça os nossos projetos”, em que se faz visível toda essa participação.

Significado da letra ‘’S’’

Passando para a letra “S”, de Social, ela traz um aspecto que é desenvolvido com mais facilidade. Isso aborda tanto o retorno para a sociedade em trabalhos em prol da comunidade à qual a empresa pertence quanto causas internas, como: cuidados com a saúde mental dos colaboradores, benefícios e salários adequados às variadas funções e políticas de diversidade e inclusão.

Como essa é uma abordagem muito difundida no mercado atual, que procura se adequar à demanda de acolhimento e também de desenvolvimento da sociedade, páginas como “Trabalhe conosco” precisam estar atualizadas no e-commerce.

Nesse ponto, é preciso demonstrar de forma clara esses fatores, com depoimentos dos colaboradores internos. Também é importante aproveitar o espaço do seu negócio online para divulgar, em uma data especial, aquela entidade de apoio à população de sua região e/ou entidades das quais a empresa seja colaboradora.

Assim, fica claro, novamente, que usar uma página específica ou até mesmo um banner na home em ocasiões especiais faz toda a diferença.

Significado da letra ‘’G’’

Por fim, a letra “G”, de Governança, se refere às políticas internas relacionadas à administração da empresa e à sua contribuição para com sistemas anticorrupção, contas e arrecadação de impostos de acordo com os padrões da União. Este último é um dos “guias” para os outros dois, visto que é a partir dessa unidade de organização empresarial que é possível desempenhar outras ações.

Como essa é mais difícil de evidenciar para o consumidor final que está acessando a sua página institucional, é importante estar sempre atento à área fiscal de sua empresa para que ela cumpra todas os aspectos conforme as mudanças gerais das leis e de contribuições. Com isso, ela se mantém idônea perante aos consumidores.

Como puderam ver, a divulgação de ações sociais e ambientais está intimamente ligada ao desempenho de outras ações para, assim, contemplar os três pilares do plano ESG.

Portanto, o seu e-commerce precisa estar atualizado para não só atender a essa demanda maior, mas também para destacar esses produtos e ações. É importante ter estratégias para transmitir mais confiança no e-commerce, e esse tipo de ação é necessária para que os seus clientes entendam que a marca está de acordo com as demandas atuais, sendo um dos principais fatores que irão nortear sua decisão final de compra.

Nesse sentido, isso faz com que eles ganhem ou não a confiança de realizar novas compras e possa estar entre os defensores de sua marca, o que, no final, está intimamente ligado à fidelização deles.