Logo E-Commerce Brasil

Como usar a copy para entregar a mensagem certa na sua estratégia de push?

Por: Pedro Henrique Sobral

Especialista em marketing na Tray e porta-voz da Escola de E-commerce

É especialista em marketing na Tray, unidade de negócios da Locaweb Company e porta-voz da Escola de E-commerce. Com ampla vivência no mercado de tecnologia e <nowrap>e-commerce</nowrap>, gerenciou equipes de marketing de conteúdo, mídias sociais, branding, comunicação e marketing de produto. Com MBA em Marketing e licenciado em Filosofia, também atua como palestrante e professor no ensino superior.

Você já está utilizando a estratégia de push para o impulsionar o seu marketing no e-commerce?

Se não, saiba que está deixando de explorar uma ferramenta poderosa capaz de aprimorar a fidelização e potencializar as conversões dos seus clientes.

Explore como a estratégia de push pode aprimorar o marketing do seu e-commerce, aumentando a fidelização e conversões com notificações personalizadas e bem segmentadas.

De fato, há uma série de benefícios em integrar notificações à sua tática de comunicação.

Inclusive, tanto o push móvel convencional quanto o web push, utilizado em computadores desktop, são meios que requerem investimentos mínimos e trazem grandes retornos.

O que são push notifications e como elas funcionam?

As notificações push são aquelas mensagens que surgem como pequenas janelas durante a navegação.

É crucial destacar que o usuário tem a liberdade de escolher entre aceitar ou bloquear essas notificações, o que representa uma vantagem significativa da ferramenta.

Com o consentimento prévio do cliente, a probabilidade de as mensagens serem lidas é consideravelmente alta, e há uma redução do risco de serem marcadas como spam.

Além disso, as notificações push na web têm a vantagem de serem interativas e podem apresentar diversos formatos, desde simples textos até designs mais elaborados.

Essas notificações personalizadas atendem às necessidades individuais de usuários e clientes, e podem resultar em um aumento considerável na taxa de abertura.

Para quem vende pela internet, saber utilizar a estratégia de push faz toda a diferença. Isso porque um ponto a ser levado em conta é a importância de acompanhar o comportamento do cliente.

Com o crescente uso de dispositivos móveis, a jornada do cliente tornou-se mais fragmentada. Surgiu, então, o conceito de “micromomentos”, demandando abordagens mais refinadas para atrair a atenção do público.

A estratégia de push desempenha um papel significativo nesse contexto, possibilitando o engajamento dos clientes em diferentes situações.

Contudo, para conseguir um bom engajamento na sua estratégia de push, é fundamental utilizar as palavras certas e conseguir ser claro na mensagem.

Como usar copy para a mensagem certa na estratégia de push?

Separamos os pontos fundamentais que devem ser levados para uma excelente estratégia. Acompanhe os principais pontos para a elaboração de texto para push.

Segmente seu público por objetivo

Para que uma notificação push seja estratégica, personalizada e eficaz, é essencial considerar o conteúdo criativo, a frequência de envio, o momento ideal, a localização e o tipo de conteúdo.

Isso implica a necessidade de segmentar o público-alvo em diferentes grupos de usuários. Além disso, é recomendado o uso do nome do usuário sempre que possível, juntamente com outros detalhes pertinentes na chamada para ação (CTA).

Entregue sempre um benefício no início da mensagem

Seja no breve espaço de uma push notification, nos limitados 160 caracteres de um SMS, no dinamismo de um carrossel de imagens no RCS, ou nas mensagens de texto do WhatsApp, as primeiras palavras são cruciais para capturar a atenção do público.

Uma copy eficaz não só reflete a essência da sua marca, mas também encanta e fornece informações úteis.

Portanto, seja sempre claro na proposta da mensagem e seu propósito, sejam itens esquecidos no carrinho, promoções, cupons de desconto etc.

Também utilize estratégias que incentivem a ação do usuário. Não adianta entregar a mensagem certa e não estimular o clique.

Aqui, a gente pode usar exemplos de gatilhos usados em copy.

Para aprofundar melhor no assunto, recomendamos a leitura: Copy para vendas: descubra como vender mais utilizando as palavras certas

Faça testes e otimize sempre suas copys

Uma copy eficaz não apenas reflete a essência do seu negócio, mas é aquela que encanta e oferece informações úteis. Para isso, recomenda-se realizar testes A/B.

Eles são uma metodologia utilizada para comparar diferentes variáveis de marketing, visando identificar qual delas proporciona as melhores respostas.

Por exemplo, é possível realizar testes entre dois formatos de landing page para determinar qual deles resulta em uma maior taxa de conversão.

Por fim, explique que após o envio das mensagens é importante mensurar para entender como as mensagens estão sendo recebidas pelos usuários e ajuste sua estratégia com base nos dados. Também é importante analisar as taxas de abertura e otimizar o conteúdo sempre que possível.

Afinal, dada a abundância de mensagens e informações competindo pela atenção do usuário, é altamente improvável que alguém saia vitorioso com abordagens genéricas nesse cenário, pois certamente resultaria em uma experiência insatisfatória para o cliente.

Portanto, é crucial realizar estudos para encontrar a frequência ideal para a sua marca, selecionar cuidadosamente o conteúdo, segmentar o público-alvo e optar pela abordagem mais eficaz.

Utilize a estratégia de push com cautela

Um artigo da empresa Good Firms abordou as principais razões pelas quais os usuários optam por bloquear esse tipo de notificação:

– Falta de clareza na apresentação dos benefícios nas notificações.
– Envio de notificações em momentos inadequados.
– Erros na segmentação da base de contatos.
– Envio excessivo de notificações sem oferecer uma oferta relevante.
– Envio em massa de notificações de SMS sem personalização.
– Notificações que priorizam o clique em detrimento de um conteúdo autêntico.
– Utilização do comportamento dentro do aplicativo em vez das preferências do usuário para o envio de notificações.

Portanto, tenha objetivos bem definidos, ofereça push relevante e tenha cuidado com a frequência de envios.

Tenha atenção nos horários de envio

Não existe uma resposta definitiva sobre o momento ideal para enviar uma push notification. Isso varia conforme o propósito da mensagem e, especialmente, o comportamento do seu público-alvo.

É crucial estudar sua audiência, entender seus padrões de comportamento e rotinas para determinar o momento mais eficaz para enviar push notifications. Uma estratégia é analisar os resultados da sua campanha.

Então, para isso, utilize o teste A/B que mencionamos anteriormente, enviando notificações em diferentes horários, como durante o almoço e no final da tarde.

Após, avalie se houve aumento no tráfego do site ou aplicativo. Essa análise fornecerá insights valiosos sobre o horário mais adequado.

Desenvolver um e-commerce bem-sucedido demanda empenho, planejamento e comprometimento.

E, com a estratégia de push utilizada com cautela, você terá uma forma eficaz de manter a marca presente na memória do consumidor.