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Como construir um senso de comunidade no e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Os consumidores atualmente são inundados com opções quando se trata de compras online, o que torna muito difícil para as marcas de comércio eletrônico se diferenciarem de seus concorrentes.

Uma das conversas em andamento no ambiente competitivo de varejo de hoje é sobre a perda de fidelidade em favor da conveniência ou do preço. Embora a fidelidade do cliente não esteja totalmente morta, ela exige muita atenção.

Construir uma comunidade em torno do seu e-commerce é uma das melhores coisas que você pode fazer para gerar visitas e vendas.

Construir uma comunidade em torno do seu e-commerce é uma das melhores coisas que você pode fazer para gerar visitas e vendas. A comunidade cria um círculo virtuoso que promoverá sua marca positivamente, e criará embaixadores da marca entre seus clientes mais fiéis. Mas como você constrói uma comunidade em torno de seu e-commerce? Como você faz as pessoas se interessarem por sua marca e seus produtos?

Construir relacionamentos com os clientes, e criar um senso de comunidade além das transações que ocorrem quando um comprador faz uma compra, é uma parte importante da administração de uma loja de comércio eletrônico. Criar vínculos com os compradores ajuda a desenvolver sua fidelidade a uma loja e leva à promoção de produtos de forma orgânica, por meio do boca a boca e das mídias sociais. Esses fãs dedicados ajudam a atrair novos clientes e aumentar o sucesso das lojas.

Em um mundo onde a personalização agora é tudo, os clientes esperam mais de suas experiências de varejo. Afinal, seus produtos não se vendem sozinhos.

Por que a personalização é importante

Os consumidores querem ser tratados como indivíduos. O varejo “tamanho único” não é mais válido para um cliente exigente. A personalização de varejo oferece a cada comprador uma jornada única em cada ponto de contato e canal, e as empresas que não fazem isso estão em desvantagem. A personalização eficaz deve ser baseada em dados históricos e intenção do comprador em tempo real, impulsionada pela inteligência do cliente e do produto.

Marca sustentável

Os consumidores online querem apoiar empresas que se preocupam com as pessoas e fazem do mundo um lugar melhor. Segundo a Nielsen, 66% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em um produto se for de uma marca sustentável. Outro estudo relatou que “mais de nove em cada dez millennials mudariam de marca para uma associada a uma causa, e dois terços usam as mídias sociais para se envolver em responsabilidade social corporativa”.

Construa a identidade da sua marca

É claramente impossível construir uma comunidade em torno de um negócio que você não entende, então a primeira coisa a fazer é construir a identidade da sua marca internamente.

Faça mais nas redes sociais

A mídia social é um importante canal de marketing e conversão para donos de lojas de comércio eletrônico, e quem a usa para esse fim certamente obtém resultados positivos.

No entanto, um tom estritamente promocional não ajudará a desenvolver a comunidade que muitos procuram. Um senso de equilíbrio deve existir onde as perguntas são feitas e as conversas são iniciadas, juntamente com as postagens promocionais padrão.

Compartilhar artigos, fotos e vídeos interessantes, especialmente aqueles sobre um tema que de alguma forma se relaciona com os produtos ou as marcas de uma loja, é uma boa opção. O humor também é uma boa escolha, desde que o dono de uma loja tenha uma ideia de que tipo de coisas irão ou não ressoar com seu público-alvo.

Para construir a comunidade em torno do seu e-commerce, você precisa definir em termos claros o perfil do seu público-alvo. No marketing, chamamos isso de persona.