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Como a personalização em escala pode impulsionar suas vendas e saiba implementá-la com sucesso

Por: Tiago Mello

Chief Product Officer (CPO) & Chief Marketing Officer (CPO/CMO) da Linx

CPO E CMO da Linx. É um empreendedor apaixonado por varejo, liderança e transformação digital. Além de conselheiro, mentor do BRASA Next e professor de empreendedorismo e estratégias disruptivas, Tiago é palestrante e curador de congressos internacionais como NRF e WebSummit. Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em negociação, liderança, finanças e estratégias disruptivas pela Harvard Business School, inteligência artificial pela MIT Sloan School of Management, empreendedorismo, marketing digital e <nowrap>e-commerce</nowrap> na Wharton University, product management, inovação, product marketing e empreendedorismo pela Stanford University.

Por muito tempo, os varejistas têm buscado formas de personalizar o relacionamento com seus clientes, mas muitos ainda não conseguem atender às expectativas do público. Você sabia que cerca de 80% dos consumidores nos Estados Unidos esperam por um atendimento personalizado tanto nas lojas físicas quanto nas online? Sim, essa é uma expectativa básica para eles considerarem uma marca e realizarem compras.

Se você quer personalizar toda a relação com o cliente e atender às expectativas do público, a coleta de informações é essencial.

E sabe o que é ainda melhor? Empresas que oferecem uma experiência personalizada em grande escala podem gerar até 40% mais receita do que aquelas que não se preocupam em atender seus clientes de forma individualizada. É hora de se destacar da concorrência e oferecer um atendimento excepcionalmente personalizado aos seus clientes!

Como começar a personalização em escala?

Se você quer personalizar toda a relação com o cliente e atender às expectativas do público, a coleta de informações é essencial. Mas, antes de tudo, é preciso estar em conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para proteger a sua base de clientes, um dos recursos mais valiosos para qualquer negócio varejista.

Para o sucesso da personalização em escala, comece focando em seus melhores clientes, aqueles com quem você já tem um relacionamento mais próximo e, portanto, possui mais dados relevantes. Essa estratégia pode gerar um retorno sobre investimento (ROI) três vezes maior do que promoções massificadas. E, além disso, ajuda a ganhar escala rapidamente e a personalizar ações de marketing para outros segmentos de clientes.

Os consumidores valorizam marcas que investem em relacionamento, tornando as ações personalizadas ainda mais eficazes. Mas é preciso superar barreiras tecnológicas e culturais, adotando plataformas conectadas e padrões unificados de dados. Afinal, os dados pertencem aos clientes, e a empresa é responsável pela sua privacidade de acordo com a LGPD.

A personalização na interação com o cliente é crucial para o sucesso do varejo, mas a coleta de dados de maneira eficaz e a integração para identificar o mesmo cliente em diferentes pontos de contato são desafios. Por isso, uma boa estratégia de publicidade digital pode ser usada para conectar as ações de comunicação em vários canais digitais e aumentar o alcance. O conselho é: comece agora mesmo a investir em personalização em escala e se destaque da concorrência!

Busca de produtos

Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para personalizar a jornada de compra e impulsionar as vendas. A busca de produtos é uma ferramenta valiosa para entender os interesses do seu público e criar campanhas de retargeting eficazes, incentivando-os a explorar ainda mais a sua loja.

Retargeting

O retargeting pode ser usado para entender melhor o comportamento do cliente e incentivá-lo a permanecer mais tempo no site, conhecer mais produtos e recuperar vendas.

Recomendações personalizadas

As recomendações personalizadas são outra maneira poderosa de aumentar as vendas, desde que sejam feitas de maneira não intrusiva. E-mails automáticos e vitrines personalizadas são exemplos de como isso pode ser feito.

Mídia nativa

A mídia nativa é uma forma de tornar os canais de publicidade mais rentáveis e oferecer aos clientes ofertas relevantes de produtos que estão procurando.

Para aproveitar ao máximo essas oportunidades de personalização, é essencial ter plataformas de alta performance para lidar com todas as possibilidades e benefícios. Com a personalização em escala, você pode melhorar a experiência do cliente em cada etapa da jornada de compra, o que, consequentemente, resultará em um aumento nas vendas.