O mobile commerce, também conhecido como m-commerce, atingiu em 2012 um faturamento de € 17 bilhões, o que representa 5,5% do total de 2012, sendo esse o ano da confirmação do m-commerce como motor do crescimento. Para 2013, se espera um enorme aumento no volume transacionado pelos aparelhos móveis, aqui incluso os tablets. Dentro do m-commerce, o uso destes aparelhos tem se destacado na realização de compras enquanto o consumidor esta dentro da loja física, reforçando a necessidade de uma estratégia omnichannel.
Na Europa, 250 milhões de pessoas são compradores online e 350 milhões fazem uso de mídias sociais como Facebook e Twitter. O gasto médio de cada comprador online por ano ficou em € 1.243 em 2012, liderados pelos súditos da rainha, que gastaram € 2.466. Como referência, o valor médio gasto no mundo em 2012 foi estimado em € 850.
Para comparar estes dados com a realidade brasileira é necessário atentar para uma série de detalhes, por exemplo, quais produtos e serviços estão inseridos dentro do “varejo online”. Os números europeus consideram a venda de passagens e tickets para eventos dentro deste montante, enquanto no Brasil, quando falamos de ecommerce não consideramos estes dois setores.
Para podermos ter uma melhor comparação com o Brasil, vamos excluir os € 110 bilhões gastos com passagens aéreas e os estimados € 74 bilhões que o mercado de eventos representa. Com isso chegamos a um total de € 128 bilhões. Este é um valor comparável ao faturamento do ecommerce brasileiro medido pelo e-bit, que totalizou em 2012 R$ 22,50 bilhões.
Na tabela abaixo, temos algumas comparações do Brasil com a Europa:
Como podemos ver, o ecommerce no Brasil ainda possui uma representatividade no PIB menor do que na Europa, assim como temos uma menor proporção de consumidores online / população e menor receita por consumidor online.
Embora esta situação nos coloque numa posição desfavorável em relação à Europa no momento, reforça nossa visão de que temos muito espaço para o crescimento do ecommerce no Brasil e uma grande janela de oportunidades para negócios no setor.