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Cinco tendências de SEO às quais você precisa estar atento em 2024

Por: Sara Gabriely

Assistente de SEO na wap.store

Graduada em Jornalismo pela ULBRA e pós-graduanda em Estratégias de Marketing Digital na mesma Universidade. Possui experiência em estratégia e redação de conteúdo SEO, além de atuar em diversas frentes do SEO para e-commerce e blog.

A chegada do novo ano pode gerar muitas dúvidas sobre qual estratégia utilizar no e-commerce em 2024. Afinal, são inúmeras possibilidades, além da luta constante para conseguir um lugar nas primeiras posições.

No âmbito do SEO, algumas tendências têm ganhado destaque por sua importância e dinamismo, principalmente as otimizações focadas na experiência do usuário.

Ao aplicar as tendências aqui mencionadas, atente-se às particularidades do seu segmento, faça testes e monitore.

As principais tendências são simples de serem aplicadas, mas seus resultados podem ser significativos para o crescimento e o fortalecimento dos e-commerces. Conheça as cinco tendências para SEO em 2024:

1 – Conteúdo natural e humanizado

A geração de conteúdos por IA (inteligência artificial) tem bombado desde o lançamento do famoso ChatGPT. Porém, essas criações não possuem a sensibilidade humana, e isso resulta diretamente em textos considerados genéricos e sem profundidade no contexto do usuário.

Os motores de busca, como o Google, são capazes de entender se o conteúdo é genuíno e feito pensando no usuário, como os conteúdos E-A-T:

– Expertise (Especialização);
– Authoritativeness (Autoridade);
– Trustworthiness (Confiança).

Porém, no final do ano de 2022, a Central de Pesquisa Google lançou uma atualização nos conteúdos E-A-T, adicionando mais uma letra “E”, que significa Experiência.

Assim, os conteúdos E-E-A-T são criados, por exemplo, pensando na experiência que o autor tem sobre o assunto para entregar ao usuário. Nesse sentido, podemos mencionar os conteúdos em formato de Review (Análise) sobre um determinado produto, o que só pode ser realizado pelo ser humano.

Uma das possibilidades em criar conteúdo humanizado é inserir de forma natural as palavras-chave desejadas, sem forçar o texto, melhorando tanto a interpretação e experiência do usuário quanto a percepção dos motores de busca.

No caso de conteúdo para e-commerce, é importante demonstrar ao usuário todas as possibilidades que o serviço (ou produto) oferece. Por exemplo, ao descrever uma peça de roupa, os detalhes sobre a origem do item, para que serve, como usar e como combinar com determinados estilos e tipos de corpo podem favorecer a página nos posicionamentos orgânicos.

2 – SEO no TikTok

Os famosos vídeos curtos tomaram conta dos smartphones, principalmente no contexto da pandemia, quando a população mundial precisou se virar em casa para manter o equilíbrio da saúde mental.

Dessa forma, os vídeos na plataforma ganharam a atenção dos usuários e, hoje, representam um mercado que movimenta milhões, tanto em dinheiro quanto em visualizações. Para se ter ideia, a rede social possui mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente, conforme a pesquisa do DataReportal.

E o que o TikTok tem a ver com o SEO? A resposta é simples: otimização viral. Com essa quantidade gigantesca de usuários e visualizações em tempo real, as possibilidades são inúmeras:

– Uso de hashtags;
– Conteúdo atraente e dinâmico;
– Links na descrição;
– Uso de palavras-chave;
– Aproveitamento de tendências e métricas específicas.

3 – Tráfego orgânico qualificado

O tráfego orgânico é muito importante para gerar a visibilidade online tão desejada. Mas ter usuários indo e voltando para o seu e-commerce, sem nenhum interesse ou ação específica, pode provocar a taxa de rejeição, atingindo a autoridade do site e até atrapalhando as análises das campanhas de marketing.

Por isso, fique de olho nos usuários que possuem um tráfego orgânico qualificado – geralmente são aqueles que interagem nos conteúdos, navegam com frequência e ficam mais tempo nas páginas importantes.

Eles são responsáveis por contribuir com os resultados positivos do SEO. Invista nesses usuários com uma boa segmentação de público e conteúdo personalizado.

4 – Acessibilidade

Segundo o artigo publicado no portal do GOV (Governo Federal), o Brasil possui mais de 18 milhões de pessoas com deficiência.

A quantidade de pessoas com deficiência ativas no ciberespaço ainda não pode ser mensurada, mas, segundo a notícia publicada pelo IBGE, usuários com dez anos de idade já possuem alto consumo de internet.

Já a tendência de realizar compras online, ainda segundo o IBGE, segue para as pessoas após a idade de período escolar, a partir dos 17 anos, que é quando o jovem começa a ter possibilidade de liberdade financeira.

Então, ao realizar qualquer otimização, pense nos usuários de forma inclusiva e abrangente. Veja alguns exemplos de implementações simples e úteis:

– Teclado navegável;
– Menus de navegação interativos;
– Legendas e transcrições em mídias (qualquer formato);
– Design responsivo.

5 – Empatia com o usuário

O significado da palavra empatia é amplo, mas pode ser traduzido principalmente como a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao fazer isso nas otimizações, você está utilizando do conceito UX (User Experience) ou experiência do usuário.

Tente navegar no seu site como se fosse um usuário novo, veja se é possível encontrar as informações de forma simples e rápida; abra a mesma página em diferentes dispositivos: computador, tablet e celular e procure por detalhes que às vezes passam despercebidos pelos motores de busca.

Certamente alguns insights novos e específicos irão surgir. A experiência de cada usuário deve ser completa e satisfatória.

Ao aplicar as cinco tendências mencionadas, atente-se às particularidades do seu segmento, faça testes e monitore. Afinal, os efeitos das otimizações de SEO não ocorrem de imediato, dê tempo para as estratégias surtirem efeito e surpreenda-se com os resultados.