Se por um lado o mercado brasileiro de comércio eletrônico deve chegar a R$ 79 bilhões de faturamento em 2025, a verdade é que a maior parte das grandes operações digitais dá prejuízo. É um mercado muito competitivo, que rebaixa as margens de lucro e pressiona o fluxo de caixa das empresas, exigindo investimentos escaláveis em tecnologia e design.
Por isso, algumas palavras-chave devem ser prioridade para quem está à frente de um comércio virtual: agilidade, segurança e excelentes jornadas de compras.
Para ajudar a alavancar as vendas e garantir cada vez mais visitantes em seu e-commerce, confira cinco dicas valiosas para escalar um e-commerce com lucro:
1 – Experiência do usuário
É bem mais fácil vender para cliente feliz. A experiência do usuário deve ser sempre uma das métricas fundamentais de qualquer operação. O cliente só é fidelizado quando percebe que o serviço, ou a oferta, é realmente superior ao resto do mercado. As dicas para fidelizar são simples de repetir, mas complicadas de executar com maestria. É preciso estar atento a tudo o que se refere às percepções do usuário diante de todas as interações que ele tem com o seu sistema, produto ou serviço. Torne a navegação a mais simples possível, para o cliente encontrar os produtos sem dificuldades e realizar uma compra em apenas alguns cliques. De acordo com especialistas, investimentos estratégicos em UX/UI Design e na criação de personas oferecem retorno garantido ao empresário. Além disso, é muito fácil calcular o NPS de um e-commerce. Quando o orçamento está apertado, até mesmo um formulário do Google resolve.
2 – Invista em conteúdos relevantes
Seja memorável, mas sem perder a objetividade. Além de oferecer produtos e serviços, é importante mostrar para o seu cliente que você realmente sabe sobre o que está falando. Sendo assim, os blogs e as redes sociais são ótimos aliados para demonstrar o porquê de o seu e-commerce ser diferenciado dos outros. Além disso, trabalhar bem o SEO no e-commerce como um todo e, principalmente, nas páginas de produto, é vital para a saúde do negócio. É possível criar tutoriais de como usar determinado produto ou até mesmo repassar dicas sobre ele. Mostre ao seu cliente que você conhece o seu negócio e que você é uma autoridade no assunto a fim de sanar a dor de mercado dele. Quem cuida bem do conteúdo, especialmente quando tem milhares de SKUs, vende mais e melhor.
3 – Agilidade e preocupação
Alguns lojistas crescem e se esquecem de que pessoas compram de pessoas, ou seja, é necessário construir uma relação amigável com o cliente. É por meio dele que um negócio se desenvolve, e no comércio eletrônico é igual. Sendo assim, esteja disposto a ajudar e resolver o problema dele. Não deixe o cliente esperando sem necessidade. No canal direto de conversas com o cliente, responda as questões o quanto antes possível, ou crie chamadas (chat, WhatsApp ou telefone) com inteligência artificial para ter respostas pré-programadas. Isso criará uma relação saudável e duradoura com o seu consumidor final. Um cliente sem resposta abre margem para ele abrir o Google e ir para um site concorrente.
4 – Cupons e descontos em datas especiais
Quem não ama um desconto? Com certeza ele faz toda a diferença na hora de um cliente efetuar uma compra. Esteja atento às datas sazonais e às oportunidades para oferecer descontos para não impactar seu caixa. Garanta que seu produto online na média tem uma margem um pouco maior do que seu financeiro exige, pois assim terá gordura para fazer promoções pontuais quando for necessário.
Outras grandes questões são os fretes grátis e os brindes. Estude essas possibilidades dentro do seu negócio e veja o que é possível ser feito. Realizar promoções é mais interessante ainda quando segmentamos os usuários que entram na nossa loja online, podendo assim oferecer condições especiais para determinados grupos de cluster – por exemplo, ao informar o CEP na home da loja, aparecem produtos com entregas no mesmo dia ou preço diferenciado para as mulheres no mês do Dia Internacional da Mulher. A chave do negócio bem-sucedido é casar a flexibilidade do seu e-commerce com a sazonalidade do comércio.
5 – Invista em marketing digital
O marketing digital é um dos grandes aliados na hora de fazer com que um e-commerce cresça e se desenvolva. É certo que um bom produto se vende sozinho, desde que o cliente consiga encontrá-lo. Por meio de estratégias que utilizam diferentes canais de comunicação, você consegue chegar até o seu público-alvo e promover seus produtos e serviços de forma mais direta. Atualmente, contamos com mecanismos importantes para auxiliar nesse processo, como Google Ads, Facebook Ads, CRM, Analytics, SEO, e-mail marketing e diversas novas ferramentas que o mercado oferece para aumentar a performance de awareness e vendas. O grande prejuízo das empresas aqui é não possuir uma estrutura de análise de dados que dê suporte a todo o controle necessário para uma estratégia avançada de marketing digital.