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Um real-time CDP coloca seu e-commerce em um novo patamar

Por: Daniel Bender

Head de Performance na Webjump, é jornalista e especialista em SEO e Analytics. Fundou seu primeiro e-commerce em 2009. Atuou como consultor de e-commerce em dezenas de operações online de varejo, indústria e serviços, incluindo Sebrae, Dlojavirtual, Nutrire e Grendene.

Utilizar um CDP (Customer Data Platform) significa promover seu negócio a um novo patamar de controle de dados, gestão, governança, atendimento ao cliente e rentabilidade. As soluções de CDP do mercado costumam auxiliar no gerenciamento de informações e dados dos leads e clientes de uma determinada empresa, integrando os dados coletados, unificando perfis e permitindo ativá-los em escala e tempo real durante a jornada do consumidor.

A função principal do CDP é integrar todos os dados de clientes e prospects coletados em qualquer ponto de contato e disponibilizá-los para uso em relatórios ou ativação.

Mas se é tão bom, por que pouca gente usa? O primeiro ponto é que exige uma maturidade digital da companhia para lidar corretamente com um CDP, pois ele gera mais ganho quando a empresa possui já vários pontos de contato com o cliente (site, app, e-mail, PDV etc.). O segundo motivo que atrapalha os CDPs é a dificuldade técnica na implementação, que torna boa parte deles distantes daquilo que poderiam realmente fazer.

Mas o que entrega um CDP? Por que o CDP é tão importante?

A função principal do CDP é integrar todos os dados de clientes e prospects coletados em qualquer ponto de contato e disponibilizá-los para uso em relatórios ou ativação. É a ferramenta indicada para controlar a taxa de conversão de suas campanhas online nas lojas físicas, por exemplo. Também é indicado para fornecer um perfil atualizado dos usuários para ferramentas de personalização digital em e-mails, e-commerces e apps.

A eficiência do seu marketing é bem menor sem um CDP. É mais difícil e demorado enviar um e-mail personalizado agradecendo a visita a uma loja offline. E ainda se fica mais dependente de cookies de terceiros, como Google e Meta Ads, para fazer suas campanhas rodarem.

O uso de um CDP completo, que permita a integração em tempo real entre todos os pontos de contato, análise de resultado e ativação personalizada de usuário, coloca uma empresa em um novo patamar de negócio. Esse tipo de aplicação chamamos de real-time CDP.

O que é um real-time CDP?

Um software que gerencia os dados e os recursos dos consumidores, também conhecido no Brasil como Plataforma de Dados do Cliente, vai além do armazenamento dos dados principais de contatos, também coletando valiosas informações sobre comportamentos desses consumidores e disponibilizando essas informações de forma organizada, personalizada e escalável para diferentes canais e plataformas, como os sistemas de automação de marketing.

Quando temos uma plataforma que coleta, unifica, armazena e disponibiliza todos esses dados para outros canais em tempo real, definimos o conceito de real-time CDP, uma poderosa ferramenta principalmente em estratégias de marketing para o e-commerce, que precisa cada vez mais se “adaptar à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital” (KOTLER, Phillip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro, 2017).

CDP é fundamental para integrar e ativar os dados de cliente da empresa

Se o desafio das empresas no digital é guiar prospects, leads e clientes durante a sua jornada com a marca, desde a primeira interação até o status de “advogados” ou “embaixadores” do negócio, é necessário não só gerir e conhecer muito bem os dados desses contatos, mas também ativar no momento certo, o relacionamento certo com o contato certo.

De fato, esse desafio representa também uma maturidade digital avançada da empresa, mas é possível com as ferramentas certas. No caso desse conteúdo, já entendemos o impacto na gestão de dados únicos, mas também unificados. Agora é necessário compreender o poder desses registros.

Integrações entre um software real-time CDP com outras plataformas possibilitam um ecossistema de integrações que conversam entre si e geram gatilhos, consultas, caminhos diferentes e personalização em escala.

Um exemplo claro seria conectar uma plataforma de geração de leads para alimentar o real-time CDP, que por sua vez se conecta com uma ferramenta de análise de públicos e também com uma ferramenta de automação de relacionamento.

Agora, imagine a jornada desse exemplo, em que um novo lead é atribuído ao CDP, ao realizar seu cadastro em determinado e-commerce, que em tempo real compreende quais são os possíveis interesses desse cliente tendo como base a interação dele com o marketplace e já ativa determinados gatilhos de comunicação altamente personalizados.

CDP é um pilar de segurança da informação

Uma grande ferramenta de gerenciamento de dados significa um cuidado redobrado com a segurança da informação que a empresa armazena.

Duas coisas são fundamentais nesse ponto e devem ser avaliadas pelos profissionais envolvidos na implementação de um real-time CDP:

– Criação e manutenção de boas práticas como o consentimento de compartilhamento de dados e configuração de tipos de comunicação que o cliente gostaria de receber;

– Escolha de uma plataforma que garanta a segurança dos dados coletados, armazenados e ativados.

Outro ponto relevante sobre o tema é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no Brasil em setembro de 2020, regulando as atividades de tratamento de dados pessoais. Isso reforça a necessidade de cuidado com os procedimentos e as normas de tratamento de dados pessoais dentro das empresas, que precisam garantir extrema segurança.

Qual plataforma CDP escolher?

Existem diferentes empresas e softwares com soluções CDP no mercado. É importante que os profissionais envolvidos no processo de contratação de uma dessas plataformas levem em consideração alguns fatores. Então aqui vão algumas dicas:

Real-time

Quanto menor for a latência entre o sistema que gerencia os dados e as demais plataformas que atribuem ou ativam esses dados, melhor. Afinal, as pessoas são bombardeadas de conteúdos e anúncios de diferentes empresas todos os dias.

A pesquisa da Media Dynamics, em 2014, mostra que vemos cerca de cinco mil marcas todos os dias. Então quanto menor for o espaço de tempo entre determinada interação do usuário e a sua marca, maiores as chances de alcançar os objetivos de relacionamento com ele.

Pesquisas

Busque referências, estudos, resultados e cases das principais plataformas disponíveis no mercado.

Quando falamos sobre a aquisição de uma nova frente ou plataforma e também de resultados operacionais, devemos sempre levar em consideração o retorno esperado sobre o investimento. Vale lembrar que não existe estratégia, implementação ou ação que seja cara ou barata, existem aquelas que dão mais ou menos retorno.

Consulte relatórios

Existem diversos relatórios disponíveis para que você possa comparar a eficiência de distintas plataformas em diferentes frentes operacionais.

As dicas de consulta são: o The Forrester Wave™: Digital Intelligence Platforms, um guia que compara produtos e serviços no mercado de software, hardware e serviços, e o Gartner Magic Quadrant for Multichannel Marketing Hubs, que distribui as soluções de acordo com o posicionamento competitivo, o mercado e as diferenças entre cada fornecedor avaliado.