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Cervejaria online: Conquistar novos PDVs

O comércio eletrônico no Brasil apresenta resultados positivos e contante crescimento. Na contra-mão da atual crise, o e-commerce brasileiro cresceu consideravelmente em 2015. Veja alguns números em relação a 2014:

– Crescimento de 3% no volume de pedidos
– Movimentou em em 2015 a quantia de R$ 41,3 Bilhões
– Crescimento nominal de 15,3%

Sua empresa precisa de mais PDVs?
Este é o desafio de 9 entre 10 empresas do segmento cervejeiro, e esta tarefa tem ficado mais difícil a cada dia, sejam pelas dificuldades de mercado ou pelo aumento da concorrência.

Os elevados custos de venda e decorrente aumento do preço final dos rótulos geram dificuldade e redução das vendas de cervejas especiais, e a alternativa para estas dificuldades é o aumento de pontos de venda da marca, seja regional ou a nível nacional.

Para aumentar o número de PDVs é necessário possuir uma cadeia de distribuição mais efetiva e agressiva, e esta é outra dificuldade encontrada pelo setor: conquistar distribuidores qualificados.

Uma excelente alternativa, que possui índices de crescimento elevados na atualidade é o e-commerce B2B, ou seja, vender direto de sua empresa para os PDVs através de uma loja online.

Atualmente qualquer ação efetiva de compra de qualquer consumidor, passa por uma prévia consulta de opções em uma ferramenta de pesquisa, Google mais especificamente.

Sua primeira missão é fazer com que sua empresa apareça nos 3 primeiros resultados desta busca, quando a pesquisa é por produto relacionado ao seu mercado.

Esta é uma tarefa que demanda muito trabalho e planejamento, então quando seu produto é apresentado nesta pesquisa e o cliente lhe concede o clique, por que não direcioná-lo a uma página onde ele pode primeiramente se identificar para que você estabelecer relacionamento e também onde seja possível adquirir seus produtos?

Por que poucas empresas utilizam esta modalidade de venda?
Existem muitos motivos que poderíamos citar, que vai desde a falta de conhecimento até a desconfiança, porém acredito que o principal motivo seja de que a pouco tempo atrás, desenvolver uma ferramenta customizada que atendesse as necessidades de sua empresa era extremamente caro, fato que inviabilizava qualquer projeto já na etapa de pesquisa.

Este mercado, como já citei anteriormente vem crescendo a níveis elevados, e desta forma as possibilidades se ampliaram. Hoje é possível desenvolver ferramentas iniciais a custos reduzidos para que sua empresa inicie o processo, valide o formato e cresce de acordo com a demanda, ligando resultados e investimentos.

Vantagens do e-commerce B2B:

Redução do custo de Venda
Neste modelo de negócio você encurta o caminho entre sua empresa e o PDV, reduzindo o ciclo e o custo da venda

Aumento de área de atuação
Uma loja online não possui limitações geográficas, a menos que você delimite o campo de atuação, sua empresa pode vender para todo o Brasil

Preço competitivo no PDV
Com a redução do custo de venda seu preço se torna mais competitivo no PDV, e preços competitivo geram maior volume de vendas.

Conquista de novos consumidores
Com o aumento da área de atuação consequentemente você conquistará mais consumidores, ou seja, mais pessoas irão conhecer e degustar seus produtos. Aliados a qualidade de seu produto estes consumidores se tornarão clientes encantados e clientes encantados são os melhores propagandistas que você pode possuir – Crescimento em escala.

Pontos críticos de um projeto e-commerce B2B

Ferramenta adequada
Existem várias opções no mercado a custos viáveis para implementação do formato, porém você terá que dispensar tempo para pesquisa e planejamento para que escolha a ferramenta mais adequada as suas necessidades.

Logística
Planejamento de implantação de uma rede de entregas será essencial para o sucesso de sua Cervejaria online, portanto escolher os melhores parceiros logísticos, levando em consideração custo e qualidade de serviços é primordial.

Divulgação da Loja
Este é o principal ponto de todo o projeto e precisa ser definido antes mesmo da implantação de sua Cervejaria online.

De que adianta uma loja estruturada e eficiente, parceiros logísticos com qualidade nos serviços, produtos com preço competitivo e qualidade superior, se ninguém encontrar sua loja, se nenhum dono de PDV conhecer o formato e ter a possibilidade de comprar seus produtos?

Inbound Marketing: Seu conteúdo atraindo consumidores
Dentre as diversas possibilidades apresentadas pelo Marketing Digital, o marketing de conteúdo é o mais efetivo em resultados.

75% dos clientes B2B procuram por informação e conteúdo no momento de realizar uma compra online
É no Inbound Marketing que você pode apresentar seu diferencial competitivo, construir sua autoridade e gerar dificuldades a seus concorrentes, pois ele é difícil de ser replicado, pois é baseado em seu conteúdo, é baseado essencialmente na sua história.

Ficou interessado no e-commerce B2B e no Inbound Marketing?
Busque conhecimento nestes campos, explore assuntos sobre e-commerce B2B e Marketing de Conteúdo, pois é para onde o mercado está se direcionando e onde você pode obter resultados de crescimento para seu negócio.

90% das empresas do segmento cervejeiro ainda não se atentaram para esta tendência dos mercados mundiais mais evoluídos, você pode se destacar, basta ter curiosidade e convergir em direção à evolução do mercado.

Republicado com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.lupulada.com.br/cervejaria-online-conquistar-novos-pdvs/