Um dos papéis mais versáteis e significativos da vida de Tom Hanks foi sua interpretação em Forrest Gump, que rendeu a ele o Oscar de melhor ator. Além disso, das 13 indicações, a história levou seis estatuetas, incluindo a de melhor filme.
21 anos após o lançamento, a trajetória do garoto simples do Alabama ainda é inspiradora e atual. O contador de histórias pode trazer a nós, profissionais de marketing, algumas lições para as marcas se destacarem em meio a tantas vozes que disputam a atenção da audiência.
(Com spoillers)
1. Continue contando sua história
Coerência, cadência e constância. Não importa o que aconteça, esses três elementos são fundamentais para uma boa estratégia de branded content. Assim como na história do filme, em que o personagem principal passa o dia narrando sua trajetória para diferentes pessoas que chegam e saem, não importa o que aconteça, siga a história do ponto onde ela parou.
Os conteúdos trabalhados por uma marca precisam ser coerentes a seus valores, transmitindo as verdades da empresa e tudo que ela acredita. O storytelling tem que ser cadente, com o ritmo e a pegada da marca. Tudo é questão de identidade e das diretrizes de comunicação que devem existir num projeto de content marketing.
Por fim, é preciso haver constância. Uma vez que as pessoas se engajem com a marca, elas vão esperar cada vez mais dela. E não tem nada pior do que ficar esperando alguém que nunca chega.
2. A vida é uma caixa de bombons
Você nunca sabe o que vai encontrar. Portanto, prepare-se. Planejamento é chave para o sucesso de qualquer estratégia. A ‘polícia da internet’ está a postos e não perdoa incoerências ou mensagens ofensivas (lembram do recente caso do “mimimi das cólicas” no vídeo estrelado pela Preta Gil?). Além disso, inverdades acabam aparecendo, vide as histórias dos sucos Do Bem e dos sorvetes Dilleto que foram descortinadas no ano passado.
3. Saiba tudo o que deve saber sobre camarões
Em honra ao amigo que conhece no Vietnã, Forrest resolve assumir o projeto de Bubba, que pretendia abrir um restaurante de camarão. Bubba sabia tudo sobre o crustáceo e, antes de morrer, transmitiu sua paixão a Forrest.
O segredo do sucesso é saber, pesquisar. Você nunca vai falar com propriedade sobre aquilo que não conhece ou não acredita. Portanto, investigue e vá fundo na história da marca. Isso fará a diferença.
4. Idiota é quem faz idiotice
Tem que testar e pode ser que não dê certo de cara. Às vezes uma ferramenta vai funcionar melhor que a outra para determinada marca. Estas são algumas plataformas de divulgação e produção de marketing de conteúdo: blog, newsletter, mídias sociais, infográficos, white papers, assessoria de imprensa e outros.
É importante estabelecer objetivos para cada plataforma, alimentar cada uma conforme sua linguagem própria e obedecendo às diretrizes de conteúdo estabelecidas no início do projeto.
5. Run, Forrest, run
Content marketing é inbound marketing. Um dos princípios dessa vertente do marketing moderno é que as marcas precisam, cada vez mais atrair as pessoas e não ir atrás delas. Elas precisam se aproximar porque querem, porque se interessaram.
“It’s no longer about brand-first. It’s about giving consumers content that adds value to their lives, and in return adds value to us.” David Beebe – vice presidente do estúdio global de content marketing da Marriott International
(Não é mais sobre a marca em primeiro lugar. É sobre dar aos clientes conteúdos que acrescentem valor a suas vidas e, de volta, isso agregará valor a nós.)
Portanto, não perca mais tempo. Comece a desenhar suas estratégias de conteúdo e saia na frente. Run, Forrest!