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Quando a blindagem de sites se torna um investimento essencial para meu negócio?

Antes de responder à pergunta tema deste texto, vale relembrar aqui o que é a Blindagem de Sites e sua relação com a segurança do site.

A Blindagem de Sites é uma suíte de serviços de segurança que buscam vulnerabilidades em um site. Estas brechas são pequenos equívocos cometidos em relação à programação, configurações erradas, erros de codificação, softwares desatualizados e outros “detalhes” que acabam deixando uma portinha aberta para alguém entrar no site.

O problema é que nem todo mundo que encontrar essa porta aberta irá respeitá-la. Como sabemos, há pessoas mal-intencionadas que identificam o problema e acabam usando essa brecha para invadir o site e obter alguma vantagem pessoal.

Essa pessoa faz um meio de campo entre o site, que solicita informações de usuários que já confiam na idoneidade daquela empresa, e coleta esses dados de consumidores como nome, telefone, endereço, dados de cartão de crédito, CPF, e etc. Aí, claro, o estrago está feito: o cliente é impactado, a empresa dona do site é impactada e muitos problemas podem surgir, até mesmo para identificar quem fez a ação e reparar os danos.

O serviço de Blindagem de Sites realiza testes que identificam todas as brechas que há no site, informando aos administradores do sistema que essa vulnerabilidades precisam ser corrigidas.

Só que esse é um serviço contínuo, que faz essa varredura no sistema regularmente e autêntica o site diariamente, emitindo um selo atualizado. Além de proteger o site, o selo exibido na home e páginas internas funciona também como uma sinalização que ajuda a atribuir mais confiança para os usuários, especialmente os mais informatizados, que tendem a procurar “sinais” de que o e-commerce investe em segurança antes de comprar.

Além de sites que já tenham recebido requisições de clientes para que façam esse controle de segurança ou que lidem com clientes muito criteriosos com a própria segurança e de suas informações, a Blindagem de Sites se torna um investimento essencial para o negócio quando:

Seu site trafega dados sensíveis de clientes como informações pessoais e bancárias

Todo e-commerce trafega alguns dados de clientes e alguns ficam no servidor da empresa e outros podem ficar em gateways e outras aplicações. De qualquer forma, vale analisar as informações que seu site captura dos clientes e se perguntar quanto a empresa teria a perder caso um atacante explorasse vulnerabilidades que expusessem estas informações.

Olhe com cuidado para os dados e entenda o valor das informações a partir da perspectiva de seu cliente: as informações dele como nome, endereço e dados bancários poderiam ser afetadas? Como ele reagiria caso isso ocorresse? Se for o caso, vale blindar o site para minimizar os ricos de sofrer uma invasão.

Um ataque é algo que poderia ser completamente danoso para seu dia a dia profissional

Resolver os danos de ter sofrido um ataque exige ações certeiras de segurança e, frequentemente, pode ser mais seguro tirar o site do ar para fazer as correções. Isso porque conforme o tipo de ataque, ele poderá causar prejuízos a novos consumidores enquanto o e-commerce estiver no ar, porque ele se tornou uma fonte de contágio – espalhando malwares, tendo os dados interceptados e etc.

Mas, caso ocorra um ataque, tirar o seu site do ar poderia abalar quanto o seu negócio? Suas vendas seriam muito prejudicadas por ficar X tempo fora do ar? Se os impactos forem grandes, vale zelar muito pela segurança e a blindagem pode ajudar nesse quesito!

Uma falha de segurança pode comprometer sua reputação e colocar tudo a perder

Em geral, quanto maior a reputação, maior o problema em caso de exposição de dados. Quer dizer: se você tem 10 clientes e os 10 foram impactados por um ataque, isso é bem ruim para a reputação da sua marca e seu e-commerce. Mas, se são 1.000, 10.000, 100.000 – as proporções de gente lesada são muito maiores e, claro, haverá mais impacto no número de reclamações, efeito do ataque, e provavelmente exposição midiática.

A Blindagem de Sites se torna essencial se sua reputação puder ser sensivelmente abalada caso você sofra um ataque. Se isso afetaria completamente o negócio e rumos da empresa e você tem muito já construído – e a perder – nesse campo, então vale cuidar muito bem da segurança do site e evitar impactos por conta de vulnerabilidades que você poderia, simplesmente, ter corrigido antes. E a Blindagem de Sites é um trabalho certeiro para isso!

Você já teve um problema com falta de segurança que afetou seu negócio

Alguns gestores de e-commerces podem já ter sofrido na pele toda a dor-de-cabeça que dá quando o site sofre algum ataque. Essa é, certamente, a pior forma de adotar o serviço de Blindagem de Sites, já que esse deveria ser um investimento de precaução.

Mas, alguém que já tenha enfrentado uma invasão em seu e-commerce, roubo de informações confidenciais ou que teve a reputação abalada por não proteger bem os dados dos clientes, certamente entende que vale a pena blindar o site e corrigir todas as brechas que possam facilitar as ações de criminosos.

Seu negócio já tem ou está começando a ganhar visibilidade e poderia atrair a atenção de alguém mal-intencionado

Se sua presença digital começa a dar frutos, então ponto para você! É esse mesmo o objetivo que todos temos quando começamos um e-commerce, certo?

Só tem um problema: da mesma forma que lojas físicas que começam a atrair alguns novos clientes se tornam visadas por ladrões, as lojas virtuais também podem começar a atrair a atenção de gente mal-intencionada que veja ali uma chance de conseguir dados ou dinheiro por meio de fraudes.
Lojas grandes, médias e até mesmo pequenas, mas que possam parecer ao atacante uma chance de “ganhar dinheiro fácil”, podem ser visadas, por isso o melhor é blindar seu site e garantir que TODAS as falhas de segurança identificadas sejam corrigidas.

Os casos acima são exemplos que requerem mais urgência na adoção da Blindagem de Sites. Mas como esta medida é adaptável a qualquer site, ela é válida mesmo para e-commerces que não se enquadrem nestas situações. A correção de vulnerabilidades e proteção contínua do seu site poderá compensar bastante!