Black Friday Digital – a importância dos dados para essa data tão aguardada
Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday já faz parte do calendário de compras do brasileiro. No entanto, devido à pandemia tivemos mudanças significativas tanto no âmbito social quanto econômico. A grande maioria das empresas teve que correr contra o tempo para adaptar seu negócio ao ambiente digital e com isso manter suas receitas.
As vendas online dispararam no primeiro semestre de 2020 devido ao isolamento social. Houve um aumento em torno de 71% em relação a 2019, segundo o índice MCC-ENET. O crescimento do comércio eletrônico bateu um importante recorde em 2020. Ele totalizou mais de 1,3 milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano. Essa forte expansão é um indicador do grande esforço que empresas de todos os portes têm feito para alcançar o seu consumidor em plena Covid-19. Portanto, trata-se de um reflexo direto da pandemia e da necessidade de digitalização das empresas.
Existe uma grande oportunidade para o varejo eletrônico e também para todas as empresas que buscam a digitalização para se manter competitiva. Para isso, ter dados íntegros e atualizados é uma questão de sobrevivência. Isso porque depois da pandemia cresceu ainda mais o número de empresas de todos os portes e segmentos que buscam validar e atualizar seus dados — ou para adicionar novos canais de contato, especialmente e-mails e telefones móveis.
A combinação de informação atualizada e inteligência analítica ajudarão às empresas na tomada de decisão. Para atender às expectativas dos clientes, é fundamental filtrar os dados mais relevantes. Isso para, consequentemente, criar campanhas personalizadas para impactar seu público-alvo.