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Black Friday 2023: já chegou a hora de começar a se preparar

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

Pode parecer que ainda faltam muitos meses para a aguardada Black Friday, mas para os lojistas, comerciantes e varejistas, já está na hora de começar a pensar em como será esse período para seu empreendimento.

Todavia, para se preparar, é preciso análise, estratégia, investimento e outras ações correlacionadas.

Neste artigo, serão apresentados dicas e dados das Black Friday anteriores para que empreendedores possam ter insights para 2023 e poder aplicar as melhores práticas à sua loja.

Como foi a Black Friday nos últimos anos no e-commerce?

Nos últimos anos, tivemos uma aceleração do consumo no comércio eletrônico por conta da pandemia tanto no Brasil quanto no mundo, o que inclui datas importantes para os empreendedores, como a Black Friday.

Em 2021, a NielsenIQ Ebit divulgou informações relevantes acerca das vendas do período, revelando que o montante total das vendas foi de R$ 4,2 bilhões, o que representou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Já em 2020, os dados fornecidos pela NielsenIQ Ebit apontam que as vendas totais da Black Friday alcançaram a marca de R$ 4,02 bilhões, o que representa um crescimento expressivo de 25,1% em relação ao ano anterior (2019), antes do período de crise gerado pela pandemia.

Contudo, em 2022, a data não teve um desempenho crescente como ocorreu nos anos anteriores. Em uma pesquisa realizada pela Neotrust em parceria com outras agências do setor de varejo e e-commerce, que fez um comparativo da Black Friday de 2022 com a de 2021, foram apresentados os seguintes dados, que tiveram como base da quinta-feira (24/11) até domingo (27/11):

– 17,4% a menos de pedidos realizados;

– R$ 6,2 bilhões em faturamento, representando um baixa de 22,5%, e R$ 3,1 bilhões somente na sexta-feira, uma queda de 28,1%;

– 28,8 milhões de produtos vendidos, 12,2% a menos do que em 2021.

Essa foi a primeira vez em que houve uma queda em vendas desde o início do evento no país, e um dos fatores que podem ter influenciado nesse desempenho podem ser relacionados à volta das lojas físicas -a feliz melhoria do cenário da pandemia tornou possível para os consumidores irem aos estabelecimentos.

Porém, o destaque deve ser a Copa do Mundo, que pela primeira vez foi realizada no final do ano e com o primeiro jogo da seleção brasileira sendo na quinta-feira pré-Black Friday, assim como a alta da inflação, a menor oferta de crédito disponibilizada ao consumidor e o cenário político do país.

O evento mundial de futebol pode ter afetado a data por conta de estarem muito próximos, o que fez com que os consumidores antecipassem suas vendas, inclusive em produtos comuns ao assistir ao esporte, como as TVs, que no mês de outubro tiveram um aumento de 25% comparado a 2021 no mesmo período, enquanto que no mês de novembro o aumento foi somente de 1%.

Já no mês de novembro em si, a queda no faturamento foi menos expressiva, com R$ 16,5 bilhões, 8,5% menos do que em 2021, o que representa a tendência de como o consumidor está mais atento ao mês de novembro como um todo, em busca de ofertas da Black November/Black Week.

Porém, mesmo com tais baixas, a Black Friday continua a ser uma das mais importantes datas para o e-commerce e para o aumento da demanda. Portanto, nos próximos tópicos, iremos mostrar as tendências de 2022 e como os empreendedores podem se preparar para 2023 para ter um melhor desempenho, utilizando como aprendizado os insights do ano anterior.

Quais foram as tendências da Black Friday de 2022?

Em relação a categorias de produtos, os que mais faturaram no ano passado, com base em dados da Neotrust em parceira com a ClearSale, foram:

– Eletrodomésticos (17,9%);

– Eletrônicos (15,3%);

– Telefonia (14,7%);

– Moda e Acessórios (6,2%);

– Informática (6,1%).

Mas devemos dar destaque para as categorias cujos faturamentos mais cresceram de um ano para o outro, o que pode significar um aumento gradual igualmente em 2023 e nos próximos anos.

– Games (+20,7%)

– Pet Shop (+10,4%)

– Beleza e Perfumaria (+7,8%)

– Saúde (+7,8%)

– Utilidades Domésticas (+1,3%)

O setor de alimentos e bebidas traz insights interessantes, já que a Copa do Mundo fez com que consumidores realizassem pedidos online para acompanhar os jogos, fazendo a categoria ter o maior número de produtos vendidos, representando aproximadamente 31%.

Além disso, em uma live realizada pela Neotrust para mostrar os resultados da Black Friday 2022, foi apresentado que os termos mais buscados no período foram: “cervejas”, “chopes” e “snacks”.

Outra tendência foi o maior número de taxa de recompra, em que 7,1% dos consumidores retornaram a uma mesma loja (em 2021, foi 4,4%), o que reforça a importância que mais empreendedores estão dando à experiência de compra. Além disso, houve uma queda de 12,8% na taxa de abandono de carrinhos, representando ofertas melhores e mais transparentes.

Em relação aos meios de pagamento, de acordo com a Neotrust, o Pix teve destaque por seu aumento de 9,9%, representando aproximadamente 20,4% dos pagamentos, ficando atrás somente do cartão de crédito (49,6%).

Dicas essenciais para toda Black Friday: como começar a se preparar

Agora que foram informados importantes dados a respeito da Black Friday 2022, está na hora de darmos atenção ao que está por vir. Portanto, é necessário utilizar o que foi aprendido nos anos anteriores e nos dados apresentados pelo comércio eletrônico como um todo.

Preparação antecipada

Para empreendedores, a Black Friday ou qualquer data que impulse mais a vendas de seu negócio começa meses antes do período em si. Isso porque, caso eles não se antecipem, as chances de ter problemas logísticos são grandes.

Portanto, é imprescindível que os lojistas tenham em mente que, desde já, é preciso ter uma checklist de prioridades e ações que devem ser feitas ao longo dos meses, como:

Análise de resultados e métricas importantes do ano anterior

Uma das primeiras ações que todo empreendedor deve ter é analisar as suas vendas na Black Friday (claro, caso ele tenha participado), quais produtos mais venderam, quais deram mais lucro, quais marketplaces tiveram melhor desempenho e quais ofertas foram mais efetivas para poder replicá-las ou repensar em outras estratégias.

Anote o objetivo e o plano de ação de 2023

É importante traçar um objetivo para a Black Friday 2023 para, assim, poder criar um plano de ação efetivo, como criar uma meta de aumentar 10% das vendas em relação ao ano anterior.

Igualmente, é necessário documentar e acompanhar se isso está ocorrendo como planejado ao longo dos meses.

Gestão de estoque

Ter o controle sobre quantas mercadorias serão necessárias é essencial para não ter desperdício de produtos, assim como a falta delas caso haja uma demanda acima do esperado – o que pode resultar em cancelamentos por não possuir o item em estoque. Portanto, o seller deve analisar com cuidado e reforçar as últimas duas etapas aqui apresentadas para ter melhor direcionamento.

Aqui também pode ser o momento de já pensar em estratégias de estoque, como curva ABC, para saber em quais produtos o empreendedor dará descontos maiores na Black Friday, a fim de aumentar seu giro de estoque, ou quais têm mais adesão dos consumidores para poderem ser repostos a tempo.

Negociar com fornecedores

Seguindo esse raciocínio, ao ter em mente os objetivos e traçar o plano de ação, o lojista saberá quais produtos serão a prioridade e quais deverá repor até o período da Black Friday.

Logo, aqui entra a necessidade de negociar com os fornecedores o quanto antes, e não somente por conta de que eles possuem diversas empresas que demandam de seu tempo para entregar as mercadorias (o que pode acarretar atrasos), como também é possível barganhar melhores preços sobre os itens, comprando mais barato e consequentemente dando melhores descontos na data da Black Friday para seu cliente final.

Contrate ferramentas para automatizar seus processos diários

Fazer implementações e se adaptar a novas ferramentas demandam um certo tempo. Portanto, empreendedores que sabem o potencial de utilizar a automação para o seu negócio a fim de aumentar sua produtividade e desempenho devem fazer a contratação antecipadamente para não correr o risco de não tê-la no período da Black Friday.

A partir de softwares específicos para e-commerces, marketplaces etc., é possível ter funcionalidades que automatizam notas fiscais, gerenciam estoque, enviam e-mails, publicam anúncios, entre outras ações.

Quais ações de marketing podem ser utilizadas para Black Friday?

Realizar ações de marketing não precisa necessariamente estar associado a grandes investimentos, afinal, não são todos os empreendedores que terão grandes verbas.

Para aqueles que vendem unicamente em marketplaces, pode ser uma oportunidade aproveitar as grandes propagandas que esses players realizam ao longo do período da Black Friday, mas é preciso ter em mente que é algo limitado, pois há centenas de concorrentes que também se beneficiam e, por isso, é preciso se diferenciar por outros meios e canais, como: redes sociais, campanhas ads, programas de fidelidade, uso de influenciadores etc.

Utilizar as redes sociais para ter mais visibilidade

As redes sociais permitem que o empreendedor compartilhe seus produtos, suas ofertas, crie conteúdos para atrair novos visitantes ao seu perfil e a seus canais de vendas. Portanto, criar um cronograma de postagens exclusivo para Black Friday em veículos como Instagram, Facebook e TikTok é essencial para que sua loja tenha mais visibilidade.

Aqui também é possível oferecer cupons de desconto exclusivos, cupons de frete grátis, dar brindes, entre outras ações que possam aumentar o engajamento e, consequentemente, as vendas.

Campanhas ads dentro dos marketplaces

Os marketplaces cada vez mais investem para que suas ferramentas de campanhas pagas sejam mais completas e efetivas para seus vendedores parceiros. Temos como exemplo Mercado Ads, Shopee Ads, Americanas Advertising, entre outras.

Ou seja, além de impulsionar anúncios, essas plataformas oferecem um dashboard completo com resultados e métricas importantes para o empreendedor.

Ao pensar em boas práticas, os sellers devem reservar parte de seu investimento para seus produtos mais rentáveis e que mais vendem. Esse investimento de ser utilizado em tais campanhas para aumentar seu alcance e poder estar à frente nos resultados de buscas desses sites.

Fidelização de clientes para ir além da Black Friday

Incentivar a recompra é uma maneira de ganhar a fidelização dos clientes, tornando-os defensores da sua marca (um grande objetivo para as empresas). Uma das formas de isso ocorrer é com os programas de fidelização em que, a partir de “x” compras, o consumidor ganha benefícios exclusivos, descontos ou mesmo acesso a ofertas antecipadas.

Complementar a isso, é possível realizar programas de indicação para ganhar novos clientes, gerando maior custo-benefício, além de aumentar as chances de eles voltarem à loja após o período de descontos da Black Friday.

Utilizar influenciadores não é somente para grandes marcas

Atualmente, temos influenciadores de todos os tamanhos e segmentos, e eles não se limitam apenas a grandes a marcas, que utilizam celebridades ou personalidades com milhões de seguidores.

Usar nanoinfluenciadores, ou seja, aqueles que não possuem tantos seguidores, mas que têm grande engajamento em seu segmento, é uma grande oportunidade de se aproximar com seu público-alvo a partir de alguém que eles conhecem e em quem confiam.

É válido que os empreendedores pesquisem e busquem as melhores maneiras de utilizar esses nanoinfluenciadores para aumentar sua visibilidade e vendas.

Não se esqueça do pós-venda

Uma venda não finaliza quando o comprador fecha o seu carrinho – pelo contrário, é aí que se inicia a comprovação da qualidade do produto e do atendimento. Portanto, os sellers precisam ter um canal efetivo para manter o seu cliente informado, seja pelo WhatsApp ou pelo próprio marketplace.

Ações de unboxing, colocar folders, cupons de desconto para as próximas compras, entre outras possibilidades de pós-venda, aumentam a satisfação dos clientes e o fazem relembrar da empresa mesmo após a Black Friday.

Conclusão: devo incluir minha loja na Black Friday 2023?

A Black Friday pode representar um mar de oportunidades para aumentar as vendas, mas também deve ser feita com cuidado para que não haja prejuízos e descontos que não deem lucros ao empreendedor.

Cada segmento e cada empreendimento é único, e avaliar se será válido participar da Black Friday cabe a quem faz a gestão, avaliando os resultados dos anos anteriores, da aderência do seu público, do seu investimento, entre outras variáveis.

Cabe ressaltar que, caso não haja preparação, a Black Friday pode fazer os negócios caírem, já que a falta de preparo traz insatisfação ao cliente e aos marketplaces em que um seller, por exemplo, está inserido.

Enfim, é preciso manter o otimismo de que a Black Friday 2023 será melhor que a do ano anterior, mas aliada às boas práticas e contínuo aprimoramento de processos e análise de resultados.