Recentemente, um estudo da ClearSale trouxe uma excelente notícia para o setor de vendas diretas. Um mercado que vem crescendo ano a ano, como esse, costuma ser atrativo para os fraudadores, que enxergam uma oportunidade para aplicação de novos golpes. Mesmo assim, em 2022, houve uma queda nas tentativas de fraude em relação a 2021, dentro dos pedidos analisados pela empresa.
Segundo os dados do levantamento, 1,45% das transações realizadas no segmento foram tentativas de fraude, totalizando 43,4 mil. Considerando que o setor registrou quase três milhões de pedidos em 2022, a quantidade de tentativas de fraude caiu 38% em relação ao ano anterior. E isso é surpreendentemente muito bom.
O Brasil está se tornando uma das principais potências no setor de venda direta, já que vem apresentando crescimento significativo ano a ano. Essa movimentação positiva acaba abrindo espaço também para o aumento de fraude. Porém, com um trabalho assertivo de monitoramento e análise dos riscos, é possível apoiar e auxiliar as empresas de forma mais assertiva e rápida, contribuindo para minimizar os golpes.
Um método de distribuição e vendas de profissionais independentes, autônomos ou freelancers, a venda direta está presente de norte a sul no país, mas o grande destaque quando falamos especificamente da fraude no setor fica por conta da região Sudeste, que apresentou o maior índice de tentativas de fraude, com 2,01%. A região também liderou o número de pedidos no setor, somando ao todo 1,36 milhão. Em seguida, o ranking é composto pelo Nordeste – os mais de 765 mil pedidos no ano contaram com 1,13% tentativas de fraude.
Como acontecem as fraudes dentro de vendas diretas?
Como eu já disse anteriormente, o crescimento do setor de vendas diretas faz com que aumente, também, o número de tentativas de fraude voltadas para esse segmento. Em vendas diretas, a fraude pode acontecer, basicamente, no momento da inscrição de um novo consultor sem a ciência dele, no cadastro sem intenção de pagamento e no uso de dados de conhecidos ou familiares. Aqui, as motivações dos fraudadores são variadas e vão desde obter benefícios em programas de reconhecimento interno, passando por acesso a kits iniciais com produtos para uso ou revenda, até a aquisição de produtos para comercialização ilegal.
No ato da transação, a fraude também pode acontecer. Nessa fase, basicamente, ela está em três diferentes vertentes, que vão desde a efetivação de um pedido sem conhecimento do dono dos dados, geração de um pedido sem a intenção de pagamento, até a solicitação de entrega no próprio endereço do fraudador.
Considerando tudo que abordei sobre o segmento de vendas diretas, fica ainda mais comprovado pelos números levantados no estudo que o trabalho assertivo de empresas especialistas na gestão de riscos com as empresas do setor faz toda a diferença. E mais uma vez fica comprovado que acompanhar de perto e apoiar os players de forma rápida e efetiva é fundamental para atingir excelentes resultados, manter a receita dentro do mercado e fora das mãos de fraudadores.