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Aproveite o blog da sua loja para vender e informar

A internet está mudando a forma como as pessoas compram. Hoje em dia os consumidores não vão para lojas físicas atrás de uma informação. Eles já vão muito bem informados!

Assim que um produto é visto, em qualquer mídia, e causa interesse, o consumidor vai atrás das mais variadas informações sobre o produto, o fabricante, os locais físicos e não físicos que ele pode ser encontrado, além de comparar com outros produtos do mesmo seguimento e ver reviews e comentários de especialistas e amigos. A função de um produto não é mais a única coisa analisada. O consumidor quer saber se o que ele pretende comprar realmente vai trazer mudanças e agregar valor à sua vida.

E sabe onde ele vai procurar todas essas informações? Na internet, é claro. É aí que entra a importância de se ter um espaço que vá além de algumas páginas de produtos e categorias em uma loja virtual. É importante ter um local onde os consumidores, famintos por informação, sejam alimentados. E nada melhor do que criar um blog para isso.

Trazer uma pessoa que está fazendo uma pesquisa e o transformar em um possível comprador é o que o Google chama de Momento Zero da Verdade (ZMOT – Zero Momento of Truth). O e-book do maior mecanismo de busca da internet, que foi escrito por Jim Lecinski, Diretor de Vendas e Serviços para os EUA e evangelista-chefe do ZMOT, fala sobre como sair na frente neste novo momento que o marketing está vivendo.

ZMOT mostra que além das três etapas seguidas pelo consumidor tradicional: estímulo, compra e experiência. Temos uma nova etapa importante entre o estímulo e a compra: a pesquisa online.

Quando os consumidores ouvem algo sobre um produto hoje em dia, a primeira reação é: ”vou pesquisar online”. Com essa nova etapa no processo de consumo, ou você se adapta e cria um espaço para seguir todos os passos dos consumidores, ou então você vai ficar para trás logo no início do processo.

Agora que já entendemos a importância de ter um blog para um e-commerce, é hora de pensar na melhor maneira para conseguir o sucesso esperado.

Conteúdo em primeiro lugar

Antes de qualquer coisa, devemos pensar no conteúdo, pois essa é a razão do seu blog ser criado e, sem isso, ele não vai para frente e muito menos irá ajudar quem está atrás de informações sobre um determinado produto.

Assim como em qualquer outra parte do empreendimento, é necessário fazer um planejamento de conteúdo, reunindo questões como os assuntos que serão tratados e a quantidade de postagens por semana.

Lembre-se sempre que a intenção é ajudar quem está atrás de informação sobre um produto. Trate até de assuntos que não tem uma ligação direta com os produtos que você trabalha.

Ex: se o seu site vende calçados e um novo modelo entrou na moda, aborde o assunto. Assim, além de mostrar que entende do assunto, você ainda pode aproveitar o conteúdo para levar quem está lendo até sua página de venda de calçados.

Produtos relacionados

A ideia não é  simplesmente deixar uma pessoa bem informada sobre determinado assunto. Você quer informar para fazer parte do processo de consumo dessa pessoa, ou seja: você entra na etapa “pesquisa online” e tem grandes chances que as outras etapas (compra e experiência) sejam realizadas com você! Portanto, relacionar o seu blog à página de vendas é muito importante para potencializar a compra.

Uma forma de fazer essa relação entre blog e site é através da inclusão de links para os produtos ou categorias dentro do conteúdo do seu artigo. Além disso, colocar uma barra lateral com produtos relacionados ao tema da sua postagem é muito mais atrativo visualmente e eficiente em termos de informação. Com essa barra lateral, você já consegue, sem dependência de um clique, mostrar o produto, dar algumas características e dizer quanto ele custa.

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Figura 1 – Produtos relacionados na página do artigo

A figura 1 acima, de uma matéria do blog da Magazine Luiza sobre como aproveitar melhor o smartphone, vemos que há o uso de links no conteúdo e de produtos relacionados. Com os links no conteúdo o leitor decide se quer a informação ou não, mas com a barra lateral de produtos relacionados, mesmo que ele não queira saber o preço de um smartphone, ele vai saber.

O ideal para fazer essa relação é mesclar os dois modos, colocando os links e produtos relacionados de acordo com o assunto do artigo.

Seja amigo do Google: otimize o seu blog

O conteúdo é a parte principal do processo, como já vimos anteriormente, mas o que adianta ter conteúdo muito bem feito se ele não estiver ao alcance do público-alvo? É nessas horas que você precisa ser “amigo” do Google para estar bem ranqueado.

Vamos dar algumas dicas rápidas  de otimização que você mesmo pode fazer só com uma boa noção do funcionamento de um sistema de blog, como o WordPress.

O título do artigo será utilizado em diversos elementos que influenciam no ranqueamento. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa para saber quais palavras as pessoas usam para buscar por um determinado assunto e utilizar esses termos no título do artigo para aumentar suas chances de ranqueamento.

Abaixo detalhes de um artigo do blog da SEO Master sobre como otimizar as Heading Tags:

Título do artigo: Saiba como usar as Heading Tags

Title tag: Saiba como usar as Heading Tags | SEO Master

H1: Saiba como usar as Heading Tags

URL: http://www.seomaster.com.br/blog/como-usar-as-heading-tags

Como podemos perceber, a tag Title e a URL são formadas com o próprio título. Só é preciso estruturá-lo para cada um dos casos.

Além disso, o título do artigo é a parte que irá despertar o interesse de quem lê. Se o título já é fundamental para mídias convencionais, como jornais e revistas, na internet essa importância é ainda maior porque você vai ter que “brigar” com outras centenas de resultados que o Google vai disponibilizar para os usuários.

Não se esqueça de criar categorias e tags

Quer estar bem posicionado no Google e ao mesmo tempo dar uma boa experiência ao usuário que visita sua página? Então não se esqueça de criar categorias e tags para os artigos  do seu blog. Isso facilita a vida de quem está navegando e ainda potencializa as chances de você ser encontrado no Google.

Se você trabalha com roupas e calçados e quer atingir o público masculino que gosta dos tênis da Nike, você pode criar uma categoria “tênis masculino” e colocar “tênis Nike” como tag. O importante é sempre pensar como o usuário se comporta na hora da pesquisa. Por isso é necessário que você faça um estudo detalhado das palavras-chave que vão trazer os melhores resultados para seu e-commerce.

Outra questão importante é não exagerar nas tags e sair categorizando tudo. Quanto a esse assunto, menos pode ser mais. Coloque apenas as tags que realmente são relevantes e não coloque o artigo em mais do que duas categorias. Trabalhar poucas categorias e tags, mas que sejam extremamente relevantes, vai te trazer muito mais benefício.

Inovar na home não é pecado!

Cabeçalho, uma postagem acima da outra e uma coluna para “buscar”, “redes sociais”, “mais lidas”, “tags” e “arquivo do blog”: assim é a estrutura da maioria dos blogs. Seguir este modelo é apostar em uma fórmula segura, mas tentar algo novo, um layout que seja um pouco mais inovador, precisa passar pela sua cabeça.

Ter um layout diferenciado, que chame a atenção antes mesmo do conteúdo ser lido, com certeza vai contar pontos a favor da sua página.

Com essas dicas você já consegue estruturar o blog da sua loja para converter mais. Você utiliza alguma técnica não comentada no artigo?

Podemos conversar nos comentários!