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Ações personalizadas como forma de otimização nas operações logísticas

Por: Patrícia Alves

Executiva de Vendas da InfraLog da Infracommerce

Atua há dez anos na área comercial, especificamente, como Hunter. Tem expertise em prospecção de novos negócios, abertura e maturação de projetos estratégicos e representativos, elaboração e precificação de propostas comerciais direcionadas para o perfil de cada cliente, entre outros. Mais de cinco anos de experiência em projetos de e-commerce de alta complexidade, os quais demandavam profundo entendimento do cenário de cada cliente e, principalmente, de sua operação e estrutura tecnológica, o que a tornou uma profissional mais qualificada e com conhecimento para apresentar as melhores soluções a fim de atender ao ecossistema do lojista no que diz respeito à plataforma, solução de pagamentos e gestão de risco, hub de integração com marketplaces, logística e automação das campanhas de marketing e Big Data.

O e-commerce deverá ter um crescimento de mais de 10% de faturamento até o final deste ano em relação a 2022, segundo relatório ABComm Forecast – R$ 185,7 bilhões x R$ 169,5 bilhões. A Webshoppers (2022) divulgou que as categorias que mais venderam foram perfumaria e cosméticos, casa e decoração, alimentos e bebidas, saúde, eletrodomésticos e moda e acessórios

Diante do mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes, é importante que as marcas consigam fazer algo para se destacar no mercado, e a operação logística customizada, torna-se, em muitos casos, um importante diferencial.

A personalização se tornou estratégica para as empresas se evidenciarem e oferecerem uma jornada de compra não standard.

Com uma abordagem que busca otimizar e adaptar as operações logísticas para atender às necessidades específicas de cada cliente ou segmento de mercado, a personalização se tornou estratégica para as empresas se evidenciarem e oferecerem uma jornada de compra não standard.

Ela vai além dos processos tradicionais de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias. Ela se concentra em entender as demandas individuais de cada cliente, suas preferências, necessidades e até mesmo restrições específicas. Dessa forma, é possível criar soluções logísticas sob medida que atendam a esses requisitos de forma eficiente e eficaz, promovendo, adicionalmente, um fortalecimento de sua marca.

Como a personalização é percebida pelo consumidor?

A maior e melhor percepção de uma personalização se resumiria na certeza de que o cliente tem de conseguir no ambiente online a mesma experiência do ambiente físico com um “quê a mais” (plus), que vai desde uma mensagem ao acréscimo de um produto/serviço.

Alguns exemplos dessa customização seriam:

Mensagens personalizadas: incluir mensagens personalizadas ou notas de agradecimento dentro da embalagem pode criar uma conexão emocional com o cliente, fazendo com que se sinta valorizado e especial.

Embalagem para ocasiões especiais: a personalização também pode ser aplicada a embalagens temáticas para datas comemorativas, aniversário do consumidor, da empresa, dias como dos pais, mães, secretária, médico, Natal, entre outros, tornando a experiência de compra mais memorável.

Embalagens reutilizáveis: proporcionar embalagens reutilizáveis e sustentáveis pode ser uma forma de personalização que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e agrega valor ao cliente.

Gravação de nomes: gravar o nome, sobrenome, um número importante em produtos esportivos, garrafas, embalagens de vidro, madeira são formas de atender e impactar seu consumidor, proporcionando, inclusive, a intenção de recompra.

“Bundles”: parceria é a chave de sucesso de muitas marcas, e a união de produtos/serviços complementares contribui para alavancagem de vendas.

Design exclusivo: é possível criar embalagens com formas, cores, gráficos e logotipos exclusivos que reflitam a personalidade da marca e atraiam a atenção do consumidor.

Outro ponto importante a ser destacado, e que envolve um planejamento para a personalização, é o modelo de armazenagem adequado a cada segmento/produto, pois sabemos que algumas categorias necessitam de algo diferente, como ter uma área refrigerada para manter alimentos e bebidas.

Adicionalmente, os centros de distribuição precisam identificar a melhor maneira de dispor os produtos: bins, prateleiras, araras ou mistos, sala cofre para maior segurança de itens de luxo. Isso assegura que o item chegue em perfeitas condições à casa do consumidor.

A personalização oferece benefícios significativos para as marcas. Além de surpreender os consumidores, essa estratégia proporciona uma vantagem competitiva no mercado, fortalece a fidelização dos clientes e gera publicidade gratuita. Ao criar uma operação customizada, as empresas podem se destacar da concorrência, cultivar relacionamentos duradouros com os clientes e obter exposição adicional por meio do compartilhamento nas redes sociais.

Complementarmente, as marcas têm a oportunidade de transmitir seus valores de forma tangível. Essa diferenciação cria uma conexão emocional com os consumidores, que passam a associar a marca a uma experiência única e memorável.