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A importância do SEO Local

Por: Lucas de Souza

Analista de SEO na Enext

É analista de SEO na Enext, formado em Jornalismo e pós-graduado em Marketing e Estratégia Digital.

O SEO Local é a maneira perfeita de aumentar o valor da sua marca e personalizar seu discurso online por regiões. Saiba como funcionam as otimizações e a melhor estratégia para dominar a ferramenta do Google.

Saiba como funciona o SEO Local dentro do Google e a melhor maneira de realizar otimizações para obter um resultado ainda melhor.

O SEO Local, que para muitos é apenas mais uma funcionalidade do buscador do Google, é uma vertente pouco explorada pelas marcas e profissionais como forma de realizar otimizações em ambientes offline, mas que ainda assim pode levar ao seu site, melhorar sua posição nos mecanismos de busca e criar um laço entre o cliente e suas lojas físicas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o SEO Local, como funciona dentro do Google e a melhor maneira de realizar otimizações para obter um resultado ainda melhor.

O que é SEO Local?

Basicamente, o SEO Local é a forma de otimização orgânica para os mecanismos de busca com base em informações relevantes de unidades físicas de uma loja, restaurante ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

Sem que exista um grande investimento em mídia paga, a padronização e a inserção de novas informações nos perfis (também chamados de cards) que aparecem no Google são uma forma de fortalecer sua marca, aumentar seu ranqueamento, atrair usuários para o site e novos clientes, além de melhorar sua visibilidade em determinadas regiões.

Diferenças entre SEO Local e SEO

Enquanto o SEO conta com várias etapas e acaba por ser uma forma de otimizar seu site e gerar resultados de maneira orgânica e gratuita, o SEO Local tende a captar um usuário com intenções claras de compra.

Essa pessoa busca apenas por um meio offline de adquirir um produto ou serviço, mas já tendo decidido pela marca ou apenas por algo que seja mais rápido de conseguir, com a localização próxima da sua atualmente.

Como o SEO Local funciona?

Tanto a pesquisa do usuário como a otimização realizada pelo profissional de SEO tem como finalidade a localização, seja do potencial cliente ou da unidade em questão. Por isso, a busca por uma loja, usando termos como “perto de mim” ou até mesmo um estado, cidade ou bairro, acabam por acionar o algoritmo do Google.

Dessa forma, o buscador apresenta uma página personalizada, destacando:

– A unidade pesquisada, caso a escrita seja específica (exemplo: Pizzaria Dois Irmãos);
– Um ranking de estabelecimentos próximos, quando existe o mínimo de informações no texto (exemplo: farmácia).

Em ambos os casos, o Google mostra cards que geralmente trazem informações para a pessoa realizar uma ligação, entrar em seu site, buscar direcionamento de como chegar ao endereço desejado e, por fim, realizar uma visita ao local.

Relevância, distância e destaque

De acordo com o próprio Google, os resultados locais provenientes de uma pesquisa usam três norteadores principais: relevância, distância e destaque.

– Relevância: são as informações comerciais dos perfis, que acabam por trazer uma proximidade entre a empresa local e o que foi pesquisado pelo usuário;
– Distância: cálculo realizado para mostrar a melhor unidade de cada pesquisa com aquilo que a pessoa escreveu no buscador, chegando o mais próximo possível inclusive quando existem poucas informações no texto sobre localização;
– Destaque: por fim, o destaque nada mais é do que o nível de popularidade da empresa na internet. Como existem estabelecimentos com maior fama, os resultados devem refletir essa classificação, trazendo aos holofotes marcas famosas ou locais únicos, como museus, hospitais e parques.

Através da combinação dos três, o buscador oferece uma experiência completa para o usuário, trazendo estabelecimentos próximos que ajudem em sua pesquisa ou até mesmo outros que estejam distantes, mas que de alguma forma contam com um serviço completo e melhor.

Google Maps

Por se tratar justamente de uma estratégia de geolocalização, o Google faz uso da ferramenta Maps como forma de aproximar o usuário da marca pesquisada. Então, além do endereço presente em cada card, existe um botão que mostra todos os trajetos possíveis entre o local do pessoa e o endereço do estabelecimento.

Além disso, quando a busca é feita de forma mais abrangente, a primeira informação do Maps a aparecer no Google é chamada de “Local Pack”, que traz as três principais empresas com base na sua localização e também no que foi pesquisado.

As informações restantes, disponível em “Mais Lugares”, são links orgânicos, ranqueados da mesma maneira que uma simples pesquisa no buscador.

Chamadas

Por mais que existam outros meios de comunicação com marcas atualmente, o telefone segue sendo uma das formas principais de contato entre lojas físicas, e isso mostra a importância de sempre ter a informação atualizada em seu perfil de empresa.

Na versão desktop, é possível ter acesso a um número principal e outro secundário, enquanto no mobile acontece o mesmo, com o diferencial de poder realizar uma chamada telefônica apenas ao clicar no contato.

A importância para as marcas

Por mais que a internet permita um maior alcance para uma marca, algumas buscam se posicionar em determinadas regiões, de forma a se consolidar no local. Sendo assim, uma estratégia de SEO Local bem feita pode ajudar com isso, além de atrair novos clientes com potencial de conversão.

Sem que exista gasto com mídia ou anúncios, o SEO Local é a forma perfeita de a marca aumentar sua visibilidade, colocando-se em disputa com seus concorrentes.

Além disso, muitos usuários realizam a busca como forma de ajuda para sua tomada de decisões. Dados do próprio Google mostram que 76% das pessoas que fazem uma busca local via smartphone visitam o endereço em até 24 horas, sendo que 28% delas resultam em uma conversão.

Tudo isso graças a uma boa otimização do SEO Local. Mas a principal dúvida de muitos profissionais é: como otimizar o perfil da minha empresa?

Estratégia de SEO Local

Apesar de muito abrangente, os primeiros passos para a construção de uma estratégia de SEO Local iniciam pela segmentação de palavras-chave, um conteúdo muito bem otimizado e a inclusão de elementos locais em seu texto. Mas, antes de tudo isso, é necessário ter acesso à plataforma Perfil de Empresas, do Google.

Google Meu Negócio

Também conhecido como Gerenciador de Perfil de Empresas, o Google Meu Negócio é uma plataforma comercial gratuita que traz todas as informações sobre os cards de unidades da marca, como localização, contato, serviços, produtos e fotos.

Para que as informações apareçam em sua conta, é necessário realizar uma configuração prévia, além de buscar por se tornar administrador dos perfis criados por outras pessoas para sua marca.

Segmentação de palavras-chave

Como dito acima, o Google se adequa à pesquisa realizada, e por isso é sempre importante contar com termos que provavelmente o usuário vai utilizar ao buscar a loja física de uma marca.

Por exemplo, se estamos trabalhando com uma empresa de calçados, procure utilizar termos como “loja de calçado perto de mim” ou “loja de calçado na proximidade”, de forma que isso auxilie no ranqueamento orgânico de seu estabelecimento.

Conteúdo otimizado, atualizado e localmente relevante

Além de criar novos perfis para os estabelecimentos, é essencial que os mais antigos estejam com as informações atualizadas e seu conteúdo otimizado seguindo os padrões de SEO.

Sempre mantenha telefones e endereços corretos, para que assim seja possível o usuário localizar sua loja de maneira fácil. Quanto aos conteúdos, crie um padrão inicial de texto, mas sempre trazendo informações que contemplem a região que o card representa.

Dados de acessibilidade da loja (rampas, elevadores…), estacionamento e o que existe nas proximidades (igrejas, escolas, estações de trem/metrô…) como forma de direcionar a rota do usuário são maneiras de incrementar ao máximo o seu conteúdo de SEO Local. Lembrando que a plataforma do Google Meu Negócio permite textos de até 750 caracteres.

Avaliações

A forma perfeita de entender o que seu usuário busca, seus erros e acertos, as avaliações são parte crucial da estratégia de SEO Local.

É através delas que você compreende se as informações apresentadas na pesquisa estão corretas, desde um telefone com número diferente até mesmo um horário de funcionamento incompleto, além de possíveis dados que você pode incluir no texto de cada card de forma padronizada.

Com tudo isso em mãos, é possível criar uma estratégia de SEO completa para uma marca, seja ela um e-commerce, empresa de serviços ou outro tipo de indústria. Assim, tanto o offline quanto o online terão como objetivo principal a busca por conversões e a atração de novos usuários para seus canais.