Logo E-Commerce Brasil

A importância do parceiro local na implementação de software para empresas B2B

Por: João Chebante

João Chebante é Formado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós em Branding e MBA em Venture Capital & Private Equity pela FGV/SP. CEO da Sinergis, consultoria de TI responsável por trazer soluções como Monday.com e ClickUp ao país. Co-founder da ESPM Angels, grupo de investidores-anjo da ESPM.

Ver página do autor

Na era da transformação digital, em que toda empresa quer trazer insumos das startups para dentro das suas operações, principalmente os segmentos Middle Market e Enterprise enfrentam desafios complexos para buscar e adaptar soluções tecnológicas capazes de impulsionar seus negócios às suas particularidades, processos e pessoas. A adoção de softwares inovadores deixou de ser apenas uma questão de competitividade: tornou-se elemento fundamental para garantir ganhos em produtividade individual e coletiva. No final do dia, é como beber da mesma fonte de unicórnios e ganhar velocidade a partir do foguete alheio.

Dois profissionais em um escritório moderno analisam juntos um laptop.
Imagem gerada por IA.

Por que a escolha da ferramenta não basta

Porém, o sucesso na adoção de uma nova tecnologia não se resume à escolha das melhores ferramentas disponíveis no mercado global. Muito mais relevante é o modo como cada solução é implementada, customizada e sustentada ao longo do tempo, sobretudo dentro do contexto brasileiro. É nesse cenário que a presença de um parceiro local experiente, atuando de modo integrado ao cliente, se transforma em um diferencial estratégico.

A jornada consultiva do parceiro local

Ao longo de mais de uma década de atuação, percebemos que as empresas demandam muito mais que uma simples revenda na hora de buscar e adotar uma nova ferramenta, independentemente de área de atuação ou atividade-alvo. O compromisso entre cliente e revenda/representante está em construir jornadas de sucesso, desde o planejamento da aquisição até a entrega de valor contínuo. Desde o diagnóstico das necessidades reais do negócio, passando pela seleção das plataformas, condução dos processos de implementação, treinamento de equipes, até um suporte pós-venda ágil e personalizado.

Esse processo consultivo permite que os clientes obtenham:

– Decisões embasadas e seguras, suportadas pelo entendimento do cenário local e das demandas setoriais específicas.

– Treinamentos customizados, possibilitando a capacitação de times diversos, com metodologias adequadas à realidade de cada empresa.

– Suporte técnico eficiente, que antecipa problemas e responde com agilidade às mudanças do ambiente operacional.

– Acompanhamento próximo, garantindo adaptação constante do software às novas necessidades do negócio, sejam elas ligadas à integração com outros sistemas, compliance ou desempenho.

Vantagens de um parceiro local no contexto brasileiro

O papel do parceiro local vai além do suporte técnico tradicional. Ele integra conhecimento detalhado das nuances culturais, regulatórias e tecnológicas do país, contribuindo para que os clientes se antecipem a riscos e aproveitem tendências globais de inovação com suporte local. Em mercados complexos como o brasileiro, lidar com questões como legislação tributária, exigências específicas de segurança ou particularidades de integração pode determinar o sucesso ou o fracasso de todo o projeto – tanto para a empresa/cliente quanto para a ferramenta representada.

Outra vantagem relevante é a construção de relacionamentos de longo prazo. Ao acompanhar a evolução dos clientes, podemos identificar novos pontos de melhoria, apoiar em novos ciclos de implementação e garantir que o investimento realizado continue gerando valor conforme o negócio cresce e se transforma. Isso sem falar na observação de novas oportunidades de auxiliar o ganho de competitividade com novas soluções e/ou capacidades.

Diante dessa realidade, empresas que priorizam parceiros locais para adotar soluções de tecnologia globais não apenas aumentam suas chances de sucesso na adoção de softwares – elas ganham um aliado estratégico na jornada de transformação digital. O valor não está apenas na tecnologia escolhida, mas na capacidade de traduzir inovação em resultados concretos, com suporte adaptado ao contexto brasileiro e foco na evolução contínua.

Seja na escolha das plataformas, no desenho dos processos ou no suporte pós-venda, contar com um parceiro local é investir em tranquilidade, performance e crescimento sustentável, otimizando o retorno sobre o investimento já no curto prazo. Trazer uma ferramenta de IA, de marketing ou gestão de projetos que o torne mais ágil e produtivo é importante, mas não se pode correr o risco de ganhar uma Ferrari sem saber pilotar. Chamar o concessionário para que ele guie sua experiência vai garantir a diversão e, quem sabe, a potencial recompra.