No post de hoje irei falar sobre o quão importante é o processo de gestão de um e-commerce.
A gestão do e-commerce começa quando o site já esta no ar, realizando vendas. Com o passar do tempo a empresa pode começar a se deparar com algumas dificuldades, e estar preparada para superá-las é indispensável. Uma boa gestão irá direcionar a empresa para o caminho certo, aumentando os resultados e preparando-a para crescer. O processo de gestão consiste em você saber analisar os resultados e identificar onde deve haver mudanças, planejando para diminuir a chance de possíveis problemas e estar sempre com foco no que traz os melhores resultados, buscando uma forma de superar o que ainda não esta bom.
O e-commerce envolve varias operações, como o marketing, logística, design, SAC, etc. e cada uma dessas operações tem que ser continuamente analisadas e aperfeiçoadas pela equipe de gestão.
Muitas empresas possuem dificuldade no começo de suas operações, devido ao fato de ser nesta fase que a empresa tem seu primeiro contato com o comercio virtual. No início das operações é importante que a empresa saiba onde investir para conseguir a sua divulgação, tendo em vista que é necessário conhecer o público alvo para conseguir fazer uma campanha mais eficiente, é preciso estar sempre acompanhando o ROI de suas campanhas para se certificar de que esta investindo no lugar certo. Para ajudar a atrair consumidores para a loja virtual, não podemos esquecer que é importante o site ter um bom SEO (Search Engine Optimization), o qual deve estar constantemente atualizado com o que o público está buscando. Para esse acompanhamento contínuo das mudanças de necessidades do seu público alvo, a empresa deve contar com um trabalho da área de marketing muito forte e atuante no e-commerce, investindo em uma estratégia de divulgação multicanal, através de email marketing, blogs, buscadores, e estar sempre atualizado nas mídias sociais.
Além da divulgação, é importante que a empresa esteja sempre melhorando seu processo de logística, buscando reduzir o tempo entre o cliente realizar a compra e receber o produto, e para isto é importante que a equipe de gestão acompanhe freqüentemente o processo, para poder entender e tomar as devidas atitudes visando aperfeiçoar a logística.
Outro ponto importante é o pós venda, é essencial ter um SAC preparado para lhe dar com os problemas e com preparação para reverter uma perda de venda, mantendo sempre um bom relacionamento com o cliente.
Uma equipe de gestão deve ter sempre um planejamento, para que a empresa saiba qual o próximo passo e se prepare para isso. Com uma boa gestão, as operações de logística, marketing e SAC conseguem trabalhar integradamente, o que leva a empresa a obter melhores resultados diminuindo a chance de um problema acontecer. Sem dúvida, uma gestão deficiente poderá impedir que a loja virtual cresça, pois não estará preparada para isso, enquanto que uma gestão bem feita irá guiar a loja para o sucesso.