Logo E-Commerce Brasil

A importância da Canton Fair para o importador brasileiro

Por: Lincoln Fracari

Fundador e diretor executivo do Grupo China Link

Fundador e diretor executivo do Grupo China Link. Especialista e consultor na área de negócios com a China e Ásia, empresário, investidor, escritor e palestrante. Formado em Administração pela Universidade Paulista e especializado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

O maior mercado produtor do mundo é a China, e isso não é novidade. Não é de hoje que vemos a ascensão econômica do país asiático – lá moram mais de um bilhão de pessoas e seu território tem dimensões continentais, fazendo da China uma potência no quesito mão de obra e espaço geográfico. Ainda sobre a ascensão econômica, sabemos que nem sempre foi assim, já que as províncias chinesas saíram da quase que extrema pobreza para o topo do mercado financeiro.

A feira oferece uma oportunidade única de acesso direto aos fabricantes e fornecedores chineses, além de fornecer uma visão abrangente do mercado chinês e a possibilidade de estabelecer contatos pessoais com fornecedores.

Surgimento da feira

Para essa transformação, é inegável a influência da ampla oferta de mão de obra humana e robótica a baixo custo, além, é claro, dos incentivos do governo para alavancar a produção e o comércio dos mais variados itens. Sabendo que seria impossível para qualquer estrangeiro localizar produtores locais em um espaço tão grande e com uma cultura tão diferente dos países ocidentais, foi organizada uma grande feira em uma das provinciais mais industriais da China. Assim nasceu o que conhecemos hoje como a maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair, ou Feira de Cantão.

A feira é coorganizada pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, do Governo Popular da Província de Guangdong e do Centro de Comércio Exterior da China, e acontece desde 1957, quando teve sua primeira edição, que, ao contrário do que vemos hoje, mantinha o foco principal em atender pessoas que vinham de países vizinhos, como Japão e Coreias. Na época do seu surgimento, a China ainda não havia experimentado seu grande salto tecnológico e econômico, o que limitava o interesse agrícola e pecuário na feira.

Evolução

Com o passar dos anos, a organização da feira teve que se adaptar ao crescimento da procura de expositores e visitantes, e nos anos 90 a Canton Fair já ocupava o posto de maior feira de expositores do mundo. Atualmente, o evento acontece em duas edições anuais (abril-maio e outubro-novembro) divididas em três grandes fases, que ajudam o visitante a saber exatamente quais dias são interessantes para visitar a feira e quais setores atendem à sua demanda de negócio.

De 2020 a 2022, a feira aconteceu de forma remota por conta das restrições impostas durante a pandemia de Covid-19. No entanto, no último mês de abril de 2023 tivemos o retorno da feira em seu formato tradicional, contando com novidades relacionadas ao seu tamanho e a segmentos em exposição.

Importância da feira para o mercado brasileiro

Desde muito antes da pandemia, a Canton Fair já havia caído no gosto do importador brasileiro, que via no evento uma oportunidade de conhecer novos fornecedores, conseguir material de amostra e barganhar melhores condições, sendo cada vez mais uma ocasião que desperta a atenção de importadores dos mais variados nichos.

A edição de primavera, que acontece durante os meses de outubro e novembro, permanece sendo a data mais procurada por visitantes, já que ela abrange as tendências do próximo ano e permite um maior planejamento por parte dos importadores que buscam produtos potenciais para revenda no mercado interno brasileiro.

Ao visitar a Canton Fair, os importadores brasileiros podem ter uma visão abrangente do mercado chinês e identificar novas tendências e oportunidades de negócios. Eles também podem avaliar a qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores e fazer comparações de preços e condições de fornecimento.

Além disso, a Canton Fair oferece uma plataforma para estabelecer contatos pessoais com fornecedores chineses, o que pode ser crucial para o sucesso dos negócios. Ao estabelecer relações pessoais com os fornecedores, os importadores brasileiros podem construir relacionamentos de longo prazo que possam ser benéficos para ambos os lados.

Por isso, deslocar-se até a China para visitar Canton Fair é uma excelente estratégia para importadores brasileiros que buscam melhores preços e condições, sendo possível encontrar centenas de fornecedores em um único local. A feira oferece uma oportunidade única de acesso direto aos fabricantes e fornecedores chineses, além de fornecer uma visão abrangente do mercado chinês e a possibilidade de estabelecer contatos pessoais com fornecedores.