Esta é uma ideia genial da Amazon, patenteada com o nome de anticipatory shipping, no português livre, entrega antecipada. Um dos grandes diferenciais do varejo, principalmente e-commerce, é o prazo de entrega. Num mercado cada vez mais concorrido com players de confiança praticando preços similares, a logística tem se tornado uma vantagem competitiva.
O grande desafio é como entregar os produtos de compras online de forma mais rápida. O modal de transporte mais utilizado internacionalmente para este tipo de entrega é o rodoviário, mas não é possível reduzir o transit time de um trajeto com o mesmo veículo (respeitando os limites de velocidade e legislação) e rota ótima. Desta forma sobram poucas alternativas, mas a Amazon, através dos recursos tecnológicos e de inteligência artificial desenvolveu o anticipatory shipping ou entrega antecipada.
Basicamente consiste em entregar um produto antes do cliente finalizar uma compra na loja virtual. A viabilidade desta inovação está nos dados dos usuários e algoritmos que avaliam o comportamento do consumidor online. Em outras palavras, estatisticamente é possível prever a probabilidade de compra de determinados itens, baseado em ações dos clientes, como: pesquisas, compras anteriores, entre outros fatores avaliados.
Em termos logísticos, assim que é identificada uma probabilidade de compra, o produto é enviado do Centro de Distribuição onde está localizado para o HUB mais próximo do endereço do cliente. Desta forma a mercadoria já estará mais próxima do destino, o que permite um menor prazo de entrega. As condições de transporte continuam as mesmas, porém quando o consumidor decide comprar, o tempo de espera pelo produto será menor.
Essa mudança permite que outras inovações/tendências como o Same Day Delivery, no português, Entrega no Mesmo Dia, sejam possíveis. Caso o comprador não tenha interesse em finalizar a compra, não tem problema, o material é encaminhado para outro potencial consumidor ou para o HUB. Este modelo de entrega foi registrado através de um pedido de patente em 2012 pela Amazon.
No pedido constou como sendo um mecanismo desenvolvido que envolve o envio do produto a uma determinada área geográfica enquanto o potencial consumidor avalia comprar o mesmo sem dar o endereço desse consumidor (já que ele ainda não fechou negócio). Enquanto o pacote estiver em trânsito, caso o consumidor conclua sua compra, a Amazon então envia o endereço específico de entrega e a entrega é feita em um tempo menor do que pelo método de entrega atual.
A Amazon é uma empresa de comércio eletrônico multinacional sediada nos Estados Unidos fundada em 1994 por Jeff Bezos. Ganhou fama recentemente principalmente pelas inovações dos produtos e serviços.