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5 formas simples para aumentar as receitas do seu e-commerce

Montar e gerenciar uma loja virtual exige cuidados para que a operação seja sustentável, e engana-se quem acredita que isso envolve um processo muito complexo. Com frequência poucas e simples ações podem representar um salto enorme na rentabilidade do e-commerce.

Pensando nisso, listamos alguns procedimentos que, se adotados da forma certa, podem representar um significativo aumento em suas receitas, garantindo a longevidade do e-commerce.

1 – O cliente quer comodidade, ofereça comodidade a ele: o e-commerce tem como diferencial, com relação às lojas físicas, permitir que o cliente compre sem sair de casa, sentado no sofá ou deitado em sua cama. Tudo sem filas, sem trânsito e com a única preocupação de receber o item em casa.

Simples, mas muitos lojistas fogem da equação, construindo sites pouco intuitivos e que acabam se tornando um grande desafio ao cliente, que vai optar por outra loja, sem muitas dúvidas.

Pense sempre na usabilidade, tempo de resposta e em quanto tempo o cliente gasta em todo processo de compra, o que inclui a tela de cadastro, escolha do produto e outros fatores que tornem o processo muito longo.

Isso irá gerar uma visão da realidade enfrentada pelo usuário. Para chegar no cenário ideal, é preciso fazer alguns testes e entender como a conversão pode ser melhorada.

2 – O cliente quer saber a opinião de outros clientes: sua loja virtual solicita reviews para seus clientes? Hoje, o cliente vai buscar por todas as referências antes de finalizar uma compra e isso envolve canais como Facebook e o próprio campo de avaliação do site, na página de cada produto.

Mas não se atenha apenas aos pedidos que exaltam seus produtos e serviços. Desde que não utilizem termos baixos ou tenham o único e simples desejo de denegrir a marca, é importante que até reviews negativos sejam expostos.

Isso faz com que o consumidor confie nas avaliações de outros clientes. Por meio desse espaço, é possível, dentre outras coisas, identificar padrões que hoje têm gerado problemas aos consumidores.  

3 – Simplifique o pagamento e não perca o cliente: você convenceu o cliente a comprar o produto em sua loja virtual, ele fez o cadastro e agora, na hora de pagar, ele não consegue, pois, o seu cartão não possui limite suficiente, o que fazer? Perder o cliente? Claro que não.

Hoje existem soluções que permitem dividir o valor da compra em dois ou mais cartões, os chamados pagamentos híbridos – entre boletos e cartão –  ou outras formas que permitam não perder o cliente com problemas de pagamento e que sejam possíveis aos lojistas.

Outra ação que precisa ser feita com esses clientes, que não conseguem efetuar a compra, é a criação de campanhas especificas, que vão continuar oferecendo os produtos para que ele possa realizar fazer a aquisição em outro momento.

4 – Ofereça experiência mobile: mais de ⅓ dos acessos às lojas virtuais no país são oriundos de dispositivos móveis, esse é um dado da última edição do Webshoppers, relatório do e-Bit, que mostra o comportamento do e-commerce no Brasil.

Essa tendência mostra que o cliente tem buscado essa plataforma, o que exige das lojas virtuais o desenvolvimento de uma estratégia mobile.

Não necessariamente o desenvolvimento de um aplicativo, mas um site que seja ao menos responsivo e consiga atender todas as demandas dos chamados “m-cosumidores”. Já existem empresas que oferecem aplicações exclusivas para essa plataforma, como selos de segurança, por exemplo.

5 – Segurança: o cliente precisa se sentir seguro para realizar a compra. Alguns lojistas, principalmente aqueles que utilizam intermediadores de pagamento, acreditam que não precisam fazer investimentos em segurança, muito pelo contrário.

Além de proteger suas lojas virtuais, a segurança ajuda o cliente a identificar sites seguros. Por exemplo, grandes marcas, como Americanas.com, Dafiti, Centauro e Ultrafarma, são lojas que contam com sistemas de segurança e utilizam selos que atestam isso.

O consumidor, que já está acostumado com essas marcas, quando entra em um site desconhecido, costuma buscar elementos parecidos com o que ele identifica em grandes players. As lojas que oferecem esses elementos reduzem as chances de perder o consumidor.

Adotados alguns desses procedimentos, as chances de gerar mais receita em sua loja virtual só aumentam.