Com a utilização cada vez mais frequente de informações sobre comportamento clientes para definir estratégias de marketing, muitas empresas concentram-se apenas na quantidade, acreditando que quanto mais informações tiverem, melhores serão as vendas.
Porém, a quantidade não pode ser o aspecto mais importante, é preciso valorizar a qualidade das informações coletadas e divulgadas. Dados imprecisos, como contatos ausentes, detalhes inverídicos, entre outros, geram conteúdos pobres e prejudicam a experiência do cliente. Veja cinco dicas para garantir qualidade das informações que você armazena:
Valide toda informação existente: Existem ferramentas básicas que verificam a validade dos dados cadastrais. Em seguida, cabe aos profissionais identificar informações imprecisas e fazer as correções necessárias para garantir a comunicação ideal com os clientes.
Verifique informações após inclusão: Ao verificar as informações, evita-se imprecisão e garante-se que a comunicação chegue ao consumidor. Este contato padronizado permite uma maior consolidação da conta, algo crucial para o marketing cross-channel.
Remova informações duplicadas: Softwares identificam informações duplicadas e eliminam a possibilidade de erro humano. Isto deve ser feito em todas as fontes de dados para garantir um registro único para cada cliente.
Mantenha um intervalo regular: Mesmo com informações validadas, ocorrem duplicações. As empresas devem verificar as informações em um intervalo frequente para garantir que dados repetidos sejam sinalizados e que a informação do cliente não fique desatualizada.
Revisão anual: Para ter informações em dia, o e-mail marketing enviado e bom retorno em vendas, é preciso rever anualmente as práticas de gerenciamento das informações. Dessa forma, garante-se que todo o processo esteja adequado ao objetivo principal da empresa.