- A decisão de compra não é mais linear. Os consumidores são bombardeados de influências e informações no meio do caminho, que impactam diretamente no momento da decisão de compra. Por esse motivo, hoje em dia, a decisão da compra demora mais que antigamente e as empresas precisam entender este novo cenário.
- E por que demora mais? Porque novas descobertas sobre o produto podem acontecer a qualquer momento. Na era digital uma nova informação pode ser criada um segundo antes da confirmação de compra e mudar todo o processo de decisão do comprador. Por isso as empresas precisam produzir conteúdo de forma consistente e contínua.
- Mas então como fazer campanhas de marketing que “encontrem” os clientes em meio a essa confusa jornada de compra? A resposta é: inbound marketing. Inbound nada mais é do que gerar conteúdo de qualidade, com informações relevantes que ajudem o consumidor na decisão de compra. É muito mais do que só uma campanha, é engajamento e envolvimento gerando credibilidade em longo prazo.
- O que nos leva ao quarto passo: no final, o mais importante deixa de ser só a compra, mas também o comprometimento e bom relacionamento com a marca. A compra deixa de ser o final do processo, porque na verdade é onde tudo começa. Se o cliente teve uma boa percepção, ele vai divulgar a informação nas redes sociais, o que pode trazer dezenas de potenciais compradores. Portanto, o Marketing de Conteúdo ou Inboud faz toda a diferença, embora, segundo o Econsultancy’s Cross-Channel Marketing Report 2014, apenas 22% das empresas estejam realmente realizando isto.