Abrir uma loja online é um passo importante para qualquer negócio, varejista ou não, que pretenda manter-se relevante nos negócios nas próximas décadas. É uma jornada que requer planejamento, persistência e uma boa dose de jogo de cintura.
Aparentemente, abrir uma loja online pode parecer mais fácil do que abrir um comércio físico, já que não é preciso se preocupar com custos de aluguel, um bom ponto comercial, e outros custos vinculados ao espaço físico. No entanto, há uma série de pontos de atenção que o lojista vai precisar direcionar para ter sucesso no mundo virtual.
São muitos os casos de pessoas que acabam se desiludindo com o desafio quando ele está ainda no começo, e a principal razão disso é a falta de planejamento. Antes de executar seu sonho de criar uma loja virtual, você precisa ter claro o que quer fazer e aonde quer chegar. Levantamos algumas das principais dúvidas na hora de planejar uma loja online para te ajudar nessa jornada, confira:
1. Como começar a construir minha loja?
Para começar a colocar sua loja virtual “em pé” você precisa primeiro definir algumas coisas. Por exemplo, qual plataforma de e-commerce escolher e como e por quem será feita a gestão da loja.
2. Como vou me diferenciar da concorrência?
Se você optou por entrar em um segmento que já conta com um alto número de players no mercado, como fará para ser notado?
Promoções? Preço? Frete gratuito? Parceria com fornecedores? Busque maneiras de fazer coisas que seus concorrentes não fazem.
3. Quem serão meus fornecedores?
Essa pergunta é crucial e se aplica não apenas aos fornecedores dos produtos que você venderá na sua loja. Que serviço de e-mail marketing você vai usar, por exemplo?
São perguntas simples cujas respostas você precisa ter na ponta da língua quando decidir se tornar um varejista virtual.
4. Como será o visual da minha loja?
O mundo virtual assemelha-se ao real em uma série de coisas. Essa é mais uma delas. Uma loja bem arrumada, bem decorada e bem organizada chama a atenção da clientela. Um site bem bolado tem exatamente o mesmo efeito.
Um bom layout, com uma vitrine atrativa para o seu site e um visual condizente com sua proposta de negócio podem fazer com que mais usuários de sua loja se convertam em clientes, aumentando o retorno em seus investimentos de aquisição de tráfego.
5. Como descrever os produtos?
Uma boa foto e uma descrição com as palavras certas têm o poder de fazer o cliente tomar a decisão final de adquirir determinado produto.
Existem palavras-chave que você precisa conhecer na hora de elaborar a descrição de um produto à venda na sua loja.
6. Que gateways de pagamentos vou usar?
O gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamento digital que serve de ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito.
Com ele, é possível conectar o seu negócio a diferentes adquirentes (como se fossem as “maquininhas de cartão” digitais) e manter centralizada toda a operação de pagamentos do seu negócio.
Existem diversas opções de integração no mercado, consulte as taxas e o modelo que faz mais sentido para o seu negócio.
7. Como determinar os custos de frete?
Você pretende entregar em todo o Brasil? Saiba qual será o custo disso. Defina a abrangência do seu negócio. Saiba quais são os prazos envolvidos.
Por outro lado, oferecer frete grátis pode ser um atrativo. Você fará isso para toda sua loja ou só para compras acima de determinado valor? O frete será grátis para todo o país ou só na área em que você está sediado?
Faça as contas e defina a melhor estratégia.
8. Como vou fazer com a logística de entregas?
Muitas das lojas online fazem suas entregas pelos Correios, e isso faz todo o sentido, porque a estatal tem abrangência nacional e conta com serviços que costumam atender bem às necessidades de quem vende pela internet.
Mas fique atento aos prazos e a eventuais restrições sobre distância e prazo que podem existir. Nesse caso, você pode ter de recorrer a transportadoras ou a empresas de logística. Saiba os prazos de entrega e os custos envolvidos.
9. Marketplace ainda é uma boa opção?
É um modelo que já está estabelecido no cenário nacional. É um canal importante e ajuda a alavancar o faturamento de uma loja virtual. Conheça a força da sua marca ou se existe um planejamento para esse tipo de ação para se tornar um marketplace.
10. Deve ser mobile ou posso optar pelo modelo responsivo?
Até pouco tempo atrás os sites desktop responsivos conseguiam resolver o problema de visualização dos sites nas telas dos smartphones. Hoje, porém, já não é suficiente. Com uma quantidade cada vez maior de pedidos feitos por dispositivos móveis, a página deve estar 100% pensada para dispositivos móveis e garantir a melhor navegação aos usuários em qualquer que seja o tipo de dispositivo (móvel ou computador desktop) sendo utilizado.
E aí, se sente mais preparado para iniciar um projeto de loja online?
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