Projeto mantido por:

Antecipação de recebíveis é excelente recurso para liquidez imediata

By Anahy Zamboni Thursday, 30 de June de 2022   Read time: 12 minutes

Ter dinheiro em caixa é necessário não apenas para conseguir honrar com as despesas do seu negócio e pagar fornecedores e funcionários, mas também para expandir, aproveitando os momentos favoráveis e as oportunidades de consolidar sua empresa no mercado. Mas fazer isso sem um planejamento e segurança financeira,é quase impossível.

Não raramente, ter essa salubridade de caixa envolve a tomada de crédito, seja para investir na ampliação dos negócios ou então para solucionar algum desafio financeiro do dia a dia. Para o lojista, contudo, tomar crédito significa altas taxas de juros, papelada, análise de risco e muita burocracia.

Fluxo de caixa consistente e dinheiro em mãos para situações de emergência são apenas algumas das vantagens de antecipar recebíveis.

Claro que, no mundo ideal, o sonho de qualquer empreendedor é ter sempre dinheiro em caixa para pagar suas despesas e ainda investir sem precisar de crédito. Mas sabemos que a realidade é outra – nem todos os negócios conseguem ter uma homogeneidade de vendas -, e é necessário buscar as melhores alternativas para manter a salubridade e a sobrevivência da sua empresa.

Por isso, a antecipação de recebíveis é um recurso que supre as necessidades do dia a dia do empreendedor, sem toda a burocracia e de forma bem mais barata do que outros mecanismos de crédito.

Neste artigo, vou te contar um pouco sobre a antecipação de recebíveis e como ela pode ser um recurso para você que precisa de liquidez imediata na sua empresa.

Antecipação de recebíveis: como funciona?

Mesmo que ainda não tenha toda a visibilidade que merece, a antecipação de recebíveis é um recurso que garante a liquidez imediata para o caixa da empresa, ajudando a solucionar diversas situações.

Antecipar os recebíveis nada mais é do que solicitar o recebimento imediato dos recursos provenientes das vendas realizadas, mesmo que sejam feitas a prazo. Geralmente, o tempo de liberação de uma venda à vista é de 30 dias. E quando é parcelada, você recebe o valor conforme a negociação da venda, isto é, conforme as parcelas combinadas, nos meses vigentes.

De maneira geral, as subadquirentes oferecem dois modelos de antecipação: um deles é o pontual, em que você antecipa valores uma única vez, geralmente motivado por uma finalidade específica, como um investimento ou para suprir algum gasto imprevisto, por exemplo.

O outro modelo é a antecipação automática, em que você altera, de maneira permanente, o prazo de recebimento de suas próximas vendas – sejam elas feitas à vista ou parceladas – em períodos como D+2 – com liberação do dinheiro em dois dias após a venda, ou D+14 – com liberação do dinheiro em 14 dias após a venda. Essa modalidade costuma atender bem aos negócios que desejam aumentar o fluxo de caixa com a comodidade da automação ou que parcelam em muitas vezes e precisam antecipar os valores antes do prazo final.

Com a ajuda da tecnologia, atualmente esse serviço não é restrito às instituições bancárias e adquirentes, as fintechs e subadquirentes também conseguem oferecer a antecipação com taxas atrativas. Além disso, o processo é bem menos burocrático e algumas soluções podem ser automatizadas. Assim, você só precisa solicitar uma vez e as antecipações passam a ser feitas de forma automática no período que você decidir.

Quais as vantagens de solicitar antecipação de recebíveis?

A primeira e talvez a principal vantagem da antecipação de recebíveis é o custo-benefício. Isso porque, diferentemente dos empréstimos, essa relação não é baseada em métricas de risco. Quando você solicita um empréstimo, você está pedindo por um dinheiro que não é seu. Portanto, a empresa credora vai avaliar todo o seu histórico e pode facilitar ou dificultar o seu acesso dependendo do nível de risco que a sua empresa representa, isto é, avaliando qual será a sua capacidade de devolver esse dinheiro. Como, nesse caso, o credor assume o risco, as taxas tendem a ser muito mais altas. Sem falar sobre todo o processo de documentação e análise para só então o crédito ser ou não aprovado.

Quando falamos em antecipar recebíveis, por outro lado, você está solicitando o valor de uma compra que já foi feita no seu estabelecimento, isto é, está pedindo a antecipação desse valor antes do vencimento de títulos – por exemplo, ao receber de uma só vez uma compra parcelada em 12 vezes.

Como o processo envolve um risco muito menor de inadimplência, o acesso aos valores é muito menos burocrático e as taxas são bem mais atrativas. Além disso, é uma opção que facilita muito o planejamento financeiro e oferece menores riscos a curto prazo para a sua empresa.

Listei algumas das vantagens que a antecipação de recebíveis pode representar para o seu negócio:

1. Maior poder de negociação com fornecedores

Com o valor em mãos, você consegue negociar melhores valores com fornecedores – para fazer pagamentos à vista, por exemplo. Além disso, pode antecipar o abastecimento do seu estoque com preços mais baixos.

2. Fluxo de caixa saudável

Dinheiro na mão significa fluxo de caixa saudável e, com recursos em caixa, você fortalece seu capital de giro e consegue aproveitar oportunidades para investir na sua empresa.

3. Rentabilizar seus recebíveis

Outra possibilidade é antecipar o valor e aplicá-lo em algum fundo de investimento de sua preferência. Assim, você não perde tempo com dinheiro parado e ele já começa a render.

4. Situações de emergência

Imprevistos acontecem e, geralmente, envolvem gastos não programados para a empresa. Com a antecipação, você consegue dinheiro rápido e de forma descomplicada para cobrir esse tipo de incidente.

5. Garanta pagamentos com menos risco de inadimplência

Mais de 80% do faturamento do e-commerce no primeiro trimestre de 2022 vêm dos pagamentos via cartão de crédito. Com a antecipação de recebíveis, você pode priorizar esse meio de pagamento no seu negócio em vez de crediários ou outras formas que demandariam que sua empresa fizesse uma análise de crédito própria. Assim, você pode vender tranquilamente em parcelas, com a certeza de que receberá o valor integral e pode antecipar quando for conveniente para o seu negócio

6. Repasse o valor da antecipação para o consumidor final

Quando você solicita a antecipação e automatiza esse processo, é importante incluí-lo em seu planejamento financeiro. Assim, você pode distribuir o valor de taxas e juros do processo, incluindo-os no valor final do produto ou serviço e repassando esse custo para o consumidor. Dessa forma, você tem toda a vantagem da antecipação e fica praticamente isento do custo dela.

Cuidados que você precisa ter ao antecipar recebíveis

Agora que você já sabe como funciona e que a antecipação de recebíveis pode ser vantajosa para o seu negócio, vale atentar para alguns cuidados que deve tomar ao optar por esse recurso.

A antecipação é um recurso que deve facilitar a sua vida, por isso, é fundamental ter um planejamento financeiro muito bem estruturado. Lembre-se de que, ao antecipar seus recebíveis, você já terá feito a retirada do dinheiro das suas vendas. Portanto, cuidado para não se perder nas contas e descontrolar suas finanças.

Se optar por automatizar a antecipação, lembre-se de incluir os custos desse processo também no seu planejamento financeiro. Assim, você pode entender se faz sentido distribuir o valor no preço final dos seus produtos e serviços e consegue fazer isso de forma planejada, estruturada e sem impactar negativamente o seu comprador.

Por fim, ainda que a antecipação de recebíveis seja vantajosa para o seu negócio, não é recomendável que sua empresa dependa exclusivamente desses recursos para ter consistência. Novamente, a antecipação deve ser um alívio e uma ajuda no seu dia a dia, mas vale continuar investindo para que seu negócio tenha a maior autonomia possível de fluxo de caixa e a antecipação está aí para apoiar esse processo.

E você, já conhecia esse recurso?

Leia também: Crédito para empresas em tempos de inadimplência

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER