Logo E-Commerce Brasil

Google atualiza seu algoritmo de busca em relação a conteúdo com copyright

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Google anunciou que, a partir da próxima semana, seu algoritmo de busca vai começar a divulgar o número de notificações para remoção de copyright válido que ele recebe para determinados sites. De acordo com a empresa, esse ranking deve ajudar os usuários a achar conteúdo legítimo de maneira mais fácil. A ideia é punir sites piratas ao abaixar as posições dos links para eles nos resultados de páginas do Google para remover links para material com copyright.

Desde que começou a dar aos detentores de direitos a habilidade de reportar potenciais violações de copyright em 2009, a empresa afirma que tem recebido muito mais dados sobre esse tipo de transgressão. Apenas nos últimos 30 dias, por exemplo, o Google recebeu notificações de remoção para mais de 4,3 milhões de URLs. Isso representa mais do que tudo o que foi notificado em 2009.

Em seu anúncio de hoje, o Google afirma que os usuários podem “recorrer da decisão” se acharem que seus conteúdos foram erroneamente removidos do índice da empresa. O Google enfatizou que não vai remover, de fato, quaisquer páginas de seus resultados de busca, a não ser que receba uma notificação válida para remoção de copyright do detentor dos direitos.

Com informações de TechCrunch