A empresa se prepara para cumprir com o seu rito anual: a participação com um estande de 20m² e um time de mais de 20 profissionais para atender o público na 14ª edição do Fórum E-commerce Brasil nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.
Sediada em São Paulo, a Yooper se estabeleceu no mercado como uma das agências de marketing digital mais importantes do país ao longo de mais de uma década de operação, com cases construídos ao lado de grandes marcas de diversos setores. Diante do crescimento acelerado, a agência iniciou a comunicação para o mercado sobre a atualização da sua visão de negócios.
Ao longo dos anos, a Yooper tem demonstrado uma notável capacidade de adaptação e evolução, características fundamentais em um setor tão dinâmico e em constante transformação. Este espírito inovador ficou evidente quando a empresa decidiu redefinir seus pilares estratégicos em 2023, uma mudança que, segundo o CEO Leandro Gorzoni, torna a agência mais competitiva e diferenciada.
“Este movimento estratégico da Yooper se insere em um contexto de transformações profundas no Digital: mercado instável, deflação, mudanças nas jornadas de consumo, atualização constante das ferramentas do Digital, necessidade de novas abordagens e estratégias para cada setor e a crescente importância do branding como um indicador chave de desempenho (KPI). Nosso foco é garantir uma atuação eficiente, o que deixou claro que deveríamos iniciar essa mudança de dentro para fora. Empresas são feitas de pessoas e, por acreditar nisso, nunca tivemos medo de mudar e amadurecer, inclusive, temos medo de quem acredita que não precisa mudar!”, afirma o CEO.
Na esteira deste processo, a agência passou por uma significativa mudança de pilares, fruto de um extenso processo de análise de competitividade e de uma visão sempre aguçada para as tendências globais do setor. Esta mudança reflete o plano da empresa de ganhar projeção internacional nos próximos anos.
Estruturalmente, a empresa, que define seu DNA como uma Agência Full Service, iniciou um processo de investimento e qualificação nos produtos oferecidos em seu portfólio, expandindo o leque de possibilidades estratégicas oferecidas para os clientes. Os novos pilares foram fruto de um estudo profundo de mercado, levando em consideração aquilo que é efetivamente indispensável para um Marketing Digital que traga resultados: Dados, Tecnologia/IA e Atendimento Parceiro.
“Nos últimos anos, participamos de inúmeros eventos, jantares, fóruns e reuniões com CEOs e Stakeholders de diversas frentes: agências, e-commerces, ferramentas, consultorias, startups nacionais e internacionais. Em todos os debates, os pontos que aplicamos como centro do nosso negócio foram mencionados como frágeis ou negligenciados pela maior parte das agências. Acreditamos que o pioneirismo não é só fazer o que ninguém fez, mas fazer melhor: investir tempo, dinheiro, capacidade operacional, intelectual e estrutural para abraçar pontos que não são apenas detalhes, mas sim pilares do nosso negócio.”
Dados são recursos indispensáveis e é possível considerá-los como a base de todo um trabalho analítico bem estruturado. Segundo uma pesquisa da McKinsey, as empresas brasileiras que utilizam estratégias de marketing orientadas por dados têm um desempenho cinco vezes melhor em termos de eficácia do que aquelas que não o fazem. O CEO comenta:
“É impossível fazer marketing sem dados. Desde 2021, estruturamos um software interno que disponibiliza dados em tempo real e nos surpreendemos com os feedbacks dos clientes. O mercado, embora fale sobre dados o tempo todo, ainda é muito carente de uma visão efetiva de como eles impactam os negócios interna e externamente. Dados são sinônimo de segurança, confiabilidade e previsibilidade para todas as etapas do que fazemos, desde os detalhes, como a ativação de uma campanha de mídia ou a mineração de palavras-chave para SEO, às decisões extremamente significativas para um negócio, como mudanças de plataforma, ativação de novos canais, aportes mais significativos para um nicho específico de produto ou serviço e até para a indicação de criadores de conteúdo que tragam o retorno esperado.”
A explicação do CEO sobre o novo foco vai ao encontro das discussões oferecidas no próprio Fórum E-commerce Brasil 2023, realizado na última semana de julho, que terá uma grande diversidade de palestras sobre dados no dia 26/07, entre elas cases de grandes players do mercado, como o Grupo Positivo e a Claro Brasil.
Segundo o Gartner, até o final de 2023, o gasto mundial com tecnologia deve atingir US$ 4 trilhões. O marketing digital é um dos setores que mais se beneficia desses investimentos, com a implementação de tecnologias como inteligência artificial, automação de marketing e análise de dados, os principais focos apresentados pela agência.
Por fim, mas não menos importante, o pilar sobre atendimento parceiro foi o último a ser comentado. Embora pareça um dos clichês do mercado falar sobre a qualidade de atendimento, de acordo com um estudo de 2021 realizado pela HubSpot, a média de NPS (Net Promoter Score) para agências de marketing digital é de 50, pontuação que pode variar conforme a localização e tamanho da agência.
Além disso, uma pesquisa da Hibou, já mencionada aqui no Ecommerce Brasil, revelou que 53% dos brasileiros mudam de marca caso o atendimento não esteja dentro das expectativas. A insatisfação é crescente: em 2021, 61,7% dos brasileiros concordavam com a visão de que as empresas nacionais eram despreparadas para a comunicação com o cliente, número que saltou para 62,4% em 2022. O dado se torna ainda mais alarmante: analisando o KPI de atendimento das empresas no país, os brasileiros têm 3,6 pontos como nota geral de uma máxima de 5 pontos. Diante de um crivo cada vez maior dos tomadores de decisão e de um mercado cujo conceito de lealdade apresenta um claro desgaste, a consolidação sob o pilar de atendimento demonstra um potencial promissor.
“Eu não falaria sobre potencial ou sobre o atendimento como uma forma de fidelizar ou atrair novos clientes. Após a negociação, a Yooper se torna uma extensão do negócio de quem escolhe a gente, por isso não definimos como um atendimento “diferenciado” e sim “parceiro”, que é o que efetivamente somos. Quando um cliente chega, nossa preocupação não é focar só no que precisa ser operacionalizado. Antes disso, existe uma jornada de escuta, uma atenção detalhista que entende o negócio por dentro antes de sair mudando as coisas de lugar. Uma proposta só vai ser recebida se ela for fundamentada por dados, puder ser realizada com o que há de mais tecnológico e for aquilo que o cliente precisa, não o que ele acha que quer.” menciona Leandro ao ser questionado sobre como definiria o atendimento da Yooper.
A empresa exemplifica o processo de amadurecimento que todos os negócios digitais devem passar para evitar a obsolescência e assim, garantir a rápida reverberação dessas mudanças no mercado, já iniciando a ativação desses pilares ainda no primeiro semestre deste ano.
Se você está em busca de um novo parceiro estratégico para serviços como Mídia, SEO, CRM, Redes Sociais, Influenciadores, Blog ou outros produtos de Marketing, o time de atendimento da Yooper estará no Fórum E-commerce Brasil 2023 nos dias 25, 26 e 27 desse mês para debater soluções estratégicas e apresentar os detalhes da operação. Não perca a oportunidade de passar pelo stand.