Não é novidade que nossa sociedade é dividida em grupos de afinidades por assuntos, características e outros pontos que, ao gerar identificação, mobilizam pessoas a se juntarem a elas.
No Brasil, a existência de comunidades existe há algum tempo, porém o engajamento é disperso e muitas vezes aberto demais a assuntos, sem triagem ou filtros. E foi pensando nisso, que a Yapay Pagamentos — unidade de pagamentos do Grupo Locaweb — desenvolveu a primeira comunidade que adota o princípio Maker como valor.
A comunidade, recém criada leva como missão ser “a comunidade para quem está criando um negócio ou projeto e precisa de ajuda ou para quem deseja trocar ideias e experiências com outros makers”.
“Quando um grupo com interesses comuns se reúne em comunidade, a velocidade de troca é muito mais efetiva. Além disso, cada usuário compartilha seus conhecimentos e ajudam indiretamente outro usuário. É como uma espécie de escola onde quem ensina é quem vive na prática”, explica Natália Tukoff, Diretora de Marketing da Yapay.
O princípio de uma comunidade Maker se baseia no conhecimento construído e compartilhado pelas vivências de quem produz os conteúdos publicados, além da interação, que permite que outros usuários debatam, tirem dúvidas e apliquem aquele ensinamento no dia-a-dia do seu negócio.
Segundo Tukoff, “a experiência compartilhada é uma das formas mais efetivas de ensinar, pois, quando um empreendedor levanta um assunto, ele pode estar auxiliando outro empreendedor que talvez não tenha aquele conhecimento ou insight. É esse o espírito da comunidade Maker criada pela Yapay”.
O foco em comunidades pode ser visto até mesmo nos anúncios de redes sociais, que agora permitem a realização de uma promoção com um público reunido em grupo. “Se pararmos para pensar, isso é uma tradução online do que fazemos em eventos de empreendedorismo, porém com o benefício de ser alimentado por milhares de pessoas”, completa Tukoff.
“A Yapay tem como propósito evoluir negócios através de pessoas, isso vai muito além dos produtos que oferecemos. Hoje, é raro encontrar no mercado um meio de pagamento que se preocupe com questões relacionadas à evolução do negócio do seus clientes, sem apenas falar sobre produto”, destaca Tukoff.
Para finalizar, a executiva complementa: “as empresas precisam pensar em seus clientes não somente dentro do core business que elas trabalham, mas sim dentro da cadeia de valor do seu negócio. Além da solução de pagamento, oferecemos conteúdos para que nossos clientes aprendam a como vender mais e isso impacta diretamente nas vendas, o que por sua vez em receberem mais por suas atividades”.
Para acessar a comunidade Maker basta acessar o link. Ela é totalmente aberta e é possível falar sobre diversos assuntos e temas relacionados a empreendedorismo, e-commerce, marketing digital, design, redes sociais e outros pontos importantes para um negócio.
A Yapay é referência entre os meios de pagamentos pela percepção do valor agregado ao cliente quando se oferece conteúdos e condições para que seu público evolua. A plataforma possui canal no YouTube, canal próprio de podcast, a Universidade Yapay com cursos gratuitos, além de suas redes sociais cheias de insights empreendedores.
Leia também: Pandemia acelera entrada de idosos no comércio eletrônico.