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Com nova plataforma, WEBJUMP ajuda Nestlé a reduzir custos de novos e-commerce em 25%

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Desenvolvido em cinco meses, projeto Starter Kit prevê arquitetura básica adaptável a diferentes necessidades do comércio eletrônico da multinacional

Parceiras de longa data no desenvolvimento de tecnologias para e-commerce, a WEBJUMP, empresa de tecnologia especializada na construção de lojas virtuais seguras, e a Nestlé deram um salto nas relações de negócios com a criação de uma plataforma para otimizar o comércio eletrônico da multinacional. Lançado em fevereiro, o projeto Starter Kit (ou kit de iniciação rápida) cria uma estrutura básica que permite otimizar a criação de plataformas de e-commerce para as marcas do grupo, gerando uma economia da ordem de 25% em novos projetos.

“A necessidade de aperfeiçoar o comércio eletrônico se intensificou com a pandemia. Antes, cada marca criava sua própria estrutura e estratégia em relação ao B2C e quando necessitava de adaptações a implementação não era tão rápida. Com o projeto, desenvolvemos uma arquitetura estrutural que pode ser adaptada para cada necessidade de forma mais ágil e com menor custo”, afirma Marco Sato, Head de Martech & Digital da Nestlé.

Os caminhos das duas empresas se cruzaram em 2017, quando a Nestlé enxergou a necessidade de investimento e expansão de seu e-commerce e encontrou na WEBJUMP a parceira ideal. Com o novo perfil de consumo no cenário de pandemia, a parceria se consolidou, resultando no desenvolvimento, em apenas cinco meses, de um projeto que vem contribuindo para acelerar a jornada de transformação digital da multinacional.

O Empório Nestlé foi então a primeira unidade de negócio da companhia que fez uso da tecnologia fornecida pela WEBJUMP, permitindo que todo seu ecossistema apresentasse um ganho imediato de eficiência. O Empório conta hoje com 60 marcas disponíveis e mais de 1,5 mil produtos, que vão dos tradicionais chocolates até alimentos para pets. A plataforma permitiu que marcas como a Nescafé, Purina, Nespresso, Maggi e Garoto ofereçam seus produtos. São essas marcas que encontraram no Starter Kit um modo eficiente, seguro e ágil para associar suas linhas de produtos ao empório Nestlé.

“Empresas multinacionais tem várias unidades de negócios e marcas independentes, com processos, projetos, e-commerce, plataformas e tecnologias descentralizadas. Esse é o diferencial do Starter Kit: conseguimos fazer toda essa centralização em uma estratégia única de e-commerce”, afirma Erick Melo, Chief Commercial Officer (CCO) da WEBJUMP.
Assim, o e-commerce da Nestlé passou a ter uma responsividade maior, dando opções de reuso e personalização das lojas virtuais, além de ferramentas de promoção.

“A proposta principal do Starter Kit é criar um ecossistema de e-commerce dentro da Nestlé, possibilitando a concepção de novas lojas digitais de maneira rápida e com investimento otimizado, desburocratizando o tradicional processo de projetos e permitindo a validação de produtos de maneira rápida e com menor risco”, completa Rodrigo Macena, delivery manager na WEBJUMP.

Na prática, a plataforma desburocratiza todo o processo de criação de lojas virtuais, deixando um caminho aberto para aqueles que desejam se juntar ao e-commerce da empresa. Além de tudo, com um custo menor.

“O Starter Kit deixa uma base consolidada, que facilita a implantação para novas marcas, passamos a ter uma visão de gestão de Produto Digital. A plataforma é responsiva, personalizável e todo o sistema é reaproveitável. É bem atrativo para os negócios, pois toda gestão de conteúdo fica disponível, evitando novos desenvolvimentos, além de permitir que as atualizações sejam programadas e agendadas, ganhamos em eficiência com otimização dos investimentos e processos mais ágeis”, resume Marcio Andrade, group product manager de Digital Business Growth da Nestlé.

O Starter Kit foi concebido para atender às necessidades padrões exigidas pelos e-commerce da Nestlé, o que o torna a melhor escolha para iniciar novos produtos digitais dentro da empresa.

“Toda empresa de grande porte que possui a necessidade de criar e-commerce dedicados para diferentes produtos pode se beneficiar do Starter Kit, já que a ferramenta é customizável e pode ser moldada para se adequar a diversos padrões”, finaliza Rodrigo Macena.

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