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Walmart espera que 65% das lojas sejam atendidas por automação até 2026

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Walmart disse nesta terça-feira que espera que cerca de 65% de suas lojas sejam atendidas por automação até o final de seu ano fiscal de 2026. A notícia surge poucos dias após a empresa revelar planos de demitir mais de 2.000 pessoas em instalações que atendem a pedidos online. Nos EUA, aliás, a empresa já demitiu centenas de funcionários.

O anúncio, em meio à reunião anual de investidores da gigante do varejo dos EUA em Tampa, Flórida, ocorre quando o Walmart usa cada vez mais suas enormes lojas para lidar com entregas de pedidos online. Em contrapartida, investe pesadamente em automação para acelerar o processamento de pedidos em suas instalações de atendimento de comércio eletrônico.

Não ficou muito claro se essa medida levaria a mais demissões no maior empregador privado do país, com cerca de 1,7 milhão de trabalhadores nos Estados Unidos e outros 60 mil no exterior. A empresa disse que as mudanças reduziriam a necessidade de cargos com salários mais baixos.

“À medida que as mudanças são implementadas em todo o negócio, um dos resultados são funções que exigem menos trabalho físico, mas têm uma taxa de pagamento mais alta”, disse o varejista de Bentonville, Arkansas, em um documento.

“Com o tempo, a empresa prevê um aumento de produtividade por pessoa, devido à automação, mantendo ou mesmo aumentando seu número de associados à medida que novas funções são criadas”, acrescentou.

Logística cada vez mais automatizada

Cerca de 55% dos pacotes processados ​​por meio de seus centros de atendimento serão movidos por instalações automatizadas até janeiro de 2026, melhorando as médias de custo unitário em cerca de 20%, informou a empresa .

“Essa maior eficiência não apenas apoiará um melhor gerenciamento de estoque, mas também apoiará o negócio de comércio eletrônico em rápido crescimento do Walmart”, escreveu Ben Bienvenu, analista da Stephens Inc, em nota.

O Walmart, que opera mais de 5.000 lojas nos Estados Unidos, não respondeu imediatamente a perguntas sobre se as mudanças resultarão em demissões no curto prazo.

Previsão de crescimento das vendas

O maior varejista do mundo em vendas manteve sua previsão para o ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2024, que prevê que as vendas líquidas aumentem de 2,5% a 3% e os ganhos de US$ 5,90 a US$ 6,05 por ação.

Também manteve sua previsão de crescimento das vendas no primeiro trimestre entre 4,5% e 5% em moeda constante.

O Walmart investiu bilhões de dólares em tecnologia para suas instalações de pedidos online. Isso inclui a compra da empresa de robótica Alert Innovation, assim como a parceria com empresas como a Knapp — para ajudar a reduzir o número de etapas necessárias para os funcionários processarem pedidos de comércio eletrônico de 12 para cinco.

Em uma teleconferência pós-lucros em fevereiro, o CEO do Walmart, Doug McMillon, disse que estava “muito entusiasmado com a oportunidade de automação”. Na ocasião, o plano de aumentar os investimentos em tecnologia de automação como parte de seu orçamento de gastos de capital era de mais de US$ 15 bilhões este ano.