A Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, anuncia sua nova parceria estratégica com a metaKosmos, especializada em soluções imersivas para o varejo, para integrar tecnologias como visualizadores 3D, provadores virtuais e realidade aumentada (RA) à operação de lojas online.

A união das plataformas tem como objetivo melhorar a experiência de compra e aumentar a eficiência operacional dos lojistas. As novas ferramentas permitem que o consumidor experimente óculos, maquiagens e roupas em ambientes virtuais, além de visualizar os produtos no tamanho real e realizar personalizações diretamente do celular. De acordo com as empresas, os clientes que já utilizam as soluções registraram até 94% de aumento nas conversões e redução de 61% nas devoluções.
Segundo explica Diego Santos, Head de Inovação e Parcerias, da Wake, a iniciativa está alinhada à proposta da empresa de facilitar o acesso a tecnologias que aumentem a performance do e-commerce. “A integração com a metaKosmos amplia a oferta de recursos voltados à conversão e fidelização, com foco em ROI mensurável. Além disso, essas soluções ajudam a construir uma jornada phygital, que conecta o físico e o digital de forma eficiente, seja por meio de totens interativos nas lojas ou QR codes em materiais promocionais”, afirma.
A parceria também contempla a aplicação de inteligência artificial para personalização da jornada do cliente e gestão de dados, além da integração com plataformas de atendimento e vendas. Para Ian Borges, CEO da metaKosmos, o varejo está em um momento de transição. “Cada vez mais consumidores buscam interações digitais antes de comprar. A tecnologia pode ajudar a tornar esse processo mais preciso e eficiente”, comenta.
A metaKosmos já atende marcas de moda, beleza, móveis, eletrodomésticos e acessórios. A expectativa das empresas é ampliar o uso das soluções em outros segmentos ao longo de 2025.