Logo E-Commerce Brasil

Violência restringe entrega de encomendas nas casas de brasileiros

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A violência urbana está limitando a ação das empresas de entregas, no Brasil. Gente que pagou pelo frete de uma mercadoria tem sido obrigada a ir retirar o produto pessoalmente. Em alguns casos, não chegam em casa nem as contas.

Os Correios dizem que o problema é mais grave no Rio de Janeiro. No mês passado, foram onze assaltos por dia a carteiros, na cidade.

A cara de todo mundo na fila, não está boa, não. É que ninguém gosta de perder tempo. E nesse caso, o tempo perdido é para buscar o que deveria chegar na porta de casa.

“Conta de luz, conta de água, telefone. Nunca que chega. Se a gente não vier aqui pegar, a gente paga tudo com juros”, diz o operador de máquinas industriais Paulo Roberto Souza Barros.

Em uma fila de um centro de distribuição em Bangu, bairro da Zona Oeste do Rio, as pessoas dão os nomes para que um funcionário dos Correios faça o rastreamento e depois vá entregar as correspondências em outra fila. Atrás, a espera é de que comprou produtos pela internet e agora foi retirar a mercadoria.

E por que eles têm que ir buscar? “Porque eles alegam que a minha área lá, é área de risco. E eu pago o frete para eles entregarem na minha casa”, afirma o técnico em informática Enes Seabra.

Na última encomenda, foram quase R$ 30. “Eu me sinto lesado. Isso é uma vergonha. Isso é dinheiro que entra no bolso deles e quem está pagando sou eu”, afirma Enes Seabra.

Na casa da Creuza Alves de Souza, não chega uma conta sequer há um ano. “E todo mês é isso. Eu já estou enjoada dessa vida. É muito complicado”, conta a merendeira de escola.

Desta vez, ela esperou cerca de três horas para nada. “Ele falou que o correio já saiu com as minhas correspondências. Como que o carteiro foi entregar? Se não tem carteiro? Eles falam que não tem, que lá e área de risco?”, questiona a merendeira.

Em uma rua de Nilópolis, na Baixada Fluminense, que fica perto do centro da cidade, tem morador reclamando que os Correios pararam de entregar encomendas, porque seria uma área de risco. O Jornal Nacional chegou até lá, não viu problema algum.

José Carlos Nunes de Barros comprou e não recebeu uma boia para caixa d’água e uma impressora. Teve que ir até os Correios para descobrir que as encomendas estão em outra cidade,Nova Iguaçu, vizinha a Nilópolis.

“Fala que tem que ser lá por causa do problema. Entre Nilópolis, Nova Iguaçu e Nilópolis tem assaltos em cima do Sedex. Ué? Bota uma segurança em cima do pessoal para levar”, diz o aposentado.

O presidente dos Correios diz que as áreas com restrição de entrega são definidas por avaliações da polícia. E que já há licitação para contratar escoltas armadas.

“Eu acredito que já agora no mês de março, nós já estejamos chegando em várias áreas onde hoje não podemos adentrar”, afirma Giovanni Correa Queiroz, presidente dos Correios.

Mas até lá, como fica o consumidor que paga o frete para receber o produto em casa?

“Nós entendemos que o serviço foi prestado. Apenas não podemos chegar ao destinatário não por vontade própria, mas por imposição legal, até, perfeito? E daí, nós não temos porque ressarcir”, diz Giovani Correa.

“Se uma coisa é paga, é para gente não se arriscar, receber em casa. Vai ter que receber lá, quer dizer que é risco para eles? Para mim não é risco?”, questiona o aposentado José Carlos Nunes.

A Polícia Militar do Rio declarou que os batalhões mantêm contato com os Correios para criar estratégias de policiamento. E que, quando necessário, intensificam as rondas ostensivas.

Fonte: G1