Logo E-Commerce Brasil

Vendas de Páscoa no varejo caem 5% em comparação a 2023, revela ICVA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), identificou uma queda de 5% nas vendas de Páscoa em comparação com o ano passado. A análise comparou as vendas feitas entre os dias 3 a 9 de abril de 2023 com os dias 25 a 31 de março de 2024.

(Imagem: Freepik)

Como exemplo, o setor de supermercados e hipermercados teve queda de 3,9% no faturamento. Para Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a comemoração da data no fim do mês pode ter influenciado o resultado negativo no varejo. “No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, comenta.

De qualquer forma, este ano a Páscoa teve um destaque: as chocolaterias, que cresceram 3,8%. As lojas localizadas em shoppings também tiveram alta de 4% no faturamento. Já as chocolaterias de rua cresceram 3,7%.

Regiões

Em relação ao ano passado, todas as regiões brasileiras apresentaram retração:
  • Nordeste (-3,5%);
  • Norte (-3,9%);
  • Sudeste (-5,5%);
  • Sul (-5,9%);
  • Centro-Oeste (-8,5%).

Já nos estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%). No Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%) as retrações foram menores. Em relação a 2023, nenhum estado teve alta no faturamento.