O segmento de bebidas no e-commerce brasileiro registrou crescimento de 20,3% no faturamento no primeiro trimestre de 2025, impulsionado principalmente pela valorização do café. O item, que teve aumento de 77,87% nos preços nos últimos 12 meses segundo o IPCA de março, liderou a subcategoria de achocolatados, cafés e chás, que teve alta de 60,4% no período. Sozinho, o café viu seu faturamento crescer 69,1%, alcançando 83% de representatividade dentro da subcategoria, 4 pontos percentuais a mais que no mesmo trimestre do ano anterior.

Os dados são de um estudo da Neotrust, que analisou o desempenho do setor de alimentos e bebidas nas vendas online brasileiras. Ao todo, o segmento movimentou R$ 2,4 bilhões entre janeiro e março deste ano, um avanço de 10,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Bebidas superam os alimentos
Na divisão entre categorias, os alimentos cresceram 3,9%, enquanto as bebidas alcoólicas e não alcoólicas aumentaram 12,4% e 24,4%, respectivamente.
Apesar do crescimento mais acelerado de outras bebidas, os produtos alcoólicos ainda lideram em volume financeiro: R$ 707 milhões em vendas, contra R$ 193 milhões das bebidas não alcoólicas e R$ 172 milhões da subcategoria de cafés, achocolatados e chás.
Entre as bebidas alcoólicas, cerveja e chopp seguem na liderança com 46% da receita do grupo, seguidos por vinhos (29%), whisky (12%) e espumantes (5%). O destaque de crescimento no trimestre foi o champagne, com alta de 36,7%. As vendas de cerveja e vinho cresceram 15,7% e 15,5%, respectivamente, enquanto o whisky teve queda de 13,2%.
No segmento de alimentos, os maiores avanços foram observados em alimentos infantis (+26,1%), condimentos (+16,9%), frios e laticínios (+15,4%) e carnes, aves e pescados (+10,9%). Em contraste, o subsegmento de bomboniere teve retração expressiva, com o faturamento caindo de R$ 228 milhões em 2024 para R$ 116 milhões neste ano.
Perfis de consumo
Entre os compradores de bebidas, os homens foram responsáveis por 64,2% do faturamento. Já nos alimentos, as mulheres lideraram com 59,4% das compras. A faixa etária acima de 45 anos concentrou a maioria do consumo em ambas as categorias: 43,7% no caso dos alimentos e 50,1% nas bebidas.
Do ponto de vista regional, a maior alta no e-commerce de alimentos foi registrada no Norte, com crescimento de 15,5%, puxado principalmente por Tocantins (+53,9%) e Acre (+42,2%). Já no caso das bebidas, a região Sul liderou, com avanço de 60,5%, e o Paraná se destacou como o estado com maior crescimento, registrando alta de 124%.