Logo E-Commerce Brasil

Varejo: vendas do Dia dos Namorados caem 9,5%

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2006. Durante a semana da data, de 06 a 12 de junho, as vendas em todo o Brasil caíram 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Dia dos Namorados (10 a 12 de junho), houve queda de 10,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (05 a 07 de junho).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Namorados caíram 8,9% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,6% em relação ao período equivalente ao ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crédito mais escasso e mais caro, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Namorados deste ano.