Logo E-Commerce Brasil

Varejo teve queda de 2,5% em março, revela índice Stone

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Na 15ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, o volume de vendas do varejo registrou uma queda de 2,5% no comparativo ano a ano, no mês de março. No entanto, no comparativo com fevereiro, o índice apresentou uma leve alta de 0,2%. O estudo foi feito pela Stone em colaboração com o Instituto Propague para fornecer dados mensais sobre a movimentação dos varejistas.

Mulher falando ao celular e analisando relatórios na mesa enquanto a tela do computador ilustra um gráfico.
(Imagem: Freepik)

No levantamento, são consideradas as operações realizadas por meio de cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo, buscando mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas para oferecer um retrato do setor nacional. Na edição anterior, foi identificada uma discrepância em uma das fontes de dados para fevereiro, resultando em uma subestimação do volume do mês. Após ajustes, constatou-se que fevereiro apresentou um aumento de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Os resultados desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora”, explicou Matheus Calvelli, pesquisador econômico, cientista de dados da Stone e responsável pelo levantamento.

Destaques por segmento

Ao analisar por segmentos, o relatório destacou que cinco deles apresentaram uma queda anual significativa. O setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderou as estatísticas com uma redução de 13,2%, seguido por material de construção (12%), tecidos, vestuário e calçados (4,5%), móveis e eletrodomésticos (4,0%) e artigos farmacêuticos (0,8%).

Apenas um segmento registrou um tímido aumento: o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 0,7%.

Destaques por estados

Apenas cinco estados apresentaram crescimento no mês, comparado ao mesmo período do ano passado:

  • Ceará (8%);
  • Amazonas (5,4%);
  • Roraima (5,1%);
  • Mato Grosso do Sul (1,6%);
  • Mato Grosso (0,9%).

Por outro lado, seis estados registraram queda, os destaques negativos incluem Alagoas (14,9%), Piauí (5%) e Paraíba (4,4%) nas regiões Norte e Nordeste; Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Minas Gerais (2,2%) nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Segmentos avaliados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avaliou seis segmentos distintos:

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
  • Livros, jornais, revistas e papelaria;
  • Móveis e eletrodomésticos;
  • Tecidos, vestuários e calçados;
  • Material de Construção.