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Varejo cresce 7,3% em março em termos nominais, mostra ICVA

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

As vendas no Varejo em março de 2023 cresceram 7,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. Em fevereiro, o mesmo índice revelou uma queda de 0,7% do varejo.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. Inclui desde pequenos lojistas a grandes varejistas, que respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia

Os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis sustentaram o crescimento com altas de 9,8% e 9,4%, respectivamente. Bens Duráveis e Semiduráveis cresceu 0,7%. Dentre os destaques em Serviços está o segmento Turismo e Transportes. Já em Bens Não Duráveis o segmento de Drogarias e Farmácias foi um dos que apresentaram maiores variações positivas. Por outro lado, em Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Óticas e Joalherias teve desempenho destacado.

Regiões

Pelo ICVA nominal — que não considera o desconto da inflação — os destaques foram as regiões:

Nordeste (+8,8%);

Sul (+8,2%);

Sudeste (+7,1%);

Norte (+7,1%);

e Centro Oeste (+5,3%).