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Varejo brasileiro cresce em 36 mil novos e-commerces em 2022, mostra ABComm

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

De acordo com uma última pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de lojas virtuais brasileiras em 2021 foi de 529.193 para 565.300 em 2022. Como comparativo, isso representa um crescimento de 6,82%.

Trata-se de um número expressivo, uma vez que as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$169,6 bilhões em 2022 — crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Segundo a ABComm, foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$460 por cliente no ano passado.

Estimativas da ABComm para o e-commerce em 2023

Para 2023, a projeção de crescimento é maior. A expectativa fica na casa dos 9,5%, podendo atingir os R$186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$470. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões. Um outro estudo mostra que, para esse ano, 69% das empresas projetam um crescimento entre 10 e 50% em comparação ao ano passado.

“O período da pandemia foi propício para um crescimento expressivo, o número de lojas online teve um salto muito grande e o comércio eletrônico continua em constante evolução. Hoje em dia, o consumidor tem a variedade para comprar tanto no varejo físico quanto no e-commerce, o que torna o ambiente encorajador para os varejistas desenvolverem novas tecnologias, melhorar o atendimento ao consumidor e sua experiência”, diz Maurício Salvador, presidente da ABComm.